Para comemorar os oitenta anos da empresa, a Caves do Solar de São Domingos, situada na Região Demarcada da Bairrada (mais concretamente na freguesia da Moita, concelho de Anadia), prepara-se para lançar a excelência em forma de espumante. Chama-se “Elpídio 80”, em homenagem ao seu fundador, e é um espumante premium: com Denominação de Origem Bairrada, é da colheita de 2011 e uma edição limitada a apenas quatro mil, oitocentas e vinte e uma garrafas. Vai chegar ao mercado nos próximos dias, em embalagens de uma ou três garrafas, ambas “trajadas de festa”.

“Elpídio 80” é a grande homenagem a Elpídio Martins Semedo, o fundador da octogenária empresa vinícola e um verdadeiro visionário e empreendedor. Em 1937, mandou escavar uma parte do solo da sua aldeia, Ferreiros, em Anadia, para abrir galerias subterrâneas, as quais permanecem ainda hoje como alicerces da reconhecida empresa bairradina. Com uma temperatura natural fresca, aí se encontra um vasto património vínico, composto por mais de 2,5 milhões de garrafas de espumante, milhares de vinhos engarrafados e centenas de quartolas de carvalho francês, ou seja, vasilhas que correspondem a um quarto de tonel e onde repousam as aguardentes vínicas.

Produzido pelo método clássico – segunda fermentação em garrafa – e resultado da combinação das castas Pinot Noir (cinquenta por cento) e Pinot Blanc (cinquenta por cento), invulgar na produção de espumantes na região, a Caves São Domingos arriscou marcar pela diferença, criando um vinho de excelência que assinalará com pompa e circunstância o incontestável percurso destas Caves.DSC03218

As referidas castas francesas fazem parte de uma extensa variedade de uvas oriundas dos cem hectares de vinha que a Caves São Domingos gere na região da Bairrada, todas elas seguindo os princípios da protecção integrada e maioritariamente vocacionadas para a produção de espumantes. A Bairrada, com o seu clima marcadamente Atlântico e solos areno-argilosos e argilo-calcários, reúne qualidades únicas para a produção de uvas para espumante com acidez equilibrada, grande frescura, muita cremosidade, aroma suave e delicado.

Muito elegante e complexo de aroma, o “Elpídio 80” revela maturidade e frescura, predominando as notas florais e minerais, e sugestões de frutos secos. Envolvente na boca, de estrutura delicada, bolha muito fina e com uma cremosidade singular, o conjunto final apresenta-se nobre e sofisticado. A servir entre os seis e os oito graus, acompanha pratos de carne, de peixe e marisco, mas brilha igualmente se servido a solo, num brinde entre amigos e família.

A pureza e a nobreza do “Elpídio 80″ expressam-se nos quatro anos de estágio em cave. Após a segunda fermentação, em garrafa, o vinho estagiou sobre leveduras durante quarenta e oito meses, a uma temperatura constante de doze graus, a fim de encontrar o equilíbrio perfeito de riqueza, sabor e elegância. Seguiu-se o processo de remuage (remoção de leveduras), feita ao longo de dois meses; o degorgement glacée, para libertar as leveduras e, por fim, a adição de licor de expedição. Depois de uma estabilização, conseguida ao fim de dois meses, está pronto a sair para o mercado.

“Boa equipa de campo, produz as melhores uvas que a região tem”

Num almoço com jornalistas, Alexandrino Amorim, das Caves do Solar de São Domingos, elogiou o trabalho da equipa: “António Rodrigues, que dirige a casa há quarenta e quatro anos; António José Semedo, administrador; Eugénia Freitas, presidente do conselho de administração, filha do saudoso Lopo Freitas; Duarte Lopo Amorim, administrador; Susana Pinho, enóloga; César Almeida, que dirige o trabalho de viticultura; e Luís Miguel Santos, que lidera a Cave e Adega”.

“Fui convidado para vir para esta casa há cerca de dez anos e garanto que o segredo é uma boa equipa de campo. A enóloga vai para o campo com o viticultor ver as uvas. Há uma continuidade no trabalho, o que nos leva a produzir as melhores uvas que a região tem”, elogiou César Almeida.