O final de tarde da dia 11 de janeiro foi de festa para o Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, que hasteou duas bandeiras: a quarta consecutiva da Eco Escolas e a primeira de certificação europeia de Qualidade.
“A bandeira da Eco Escolas surge do plano anual da instituição que segue os requisitos de boas práticas ambientais, tais como, a recolha de resíduos de forma separada. Este é um elo de ligação das crianças para com a instituição e vice-versa”, explicou, ao «Bairrada Informação», Alexandre Rebelo, secretário da direcção do CAPP.
Já a certificação EQUASS (European Quality in Social Services) é um modelo, único na Europa, para o setor social. “Esta certificação surge pelas boas práticas de qualidade, mediante cinquenta critérios específicos. A candidatura está foi preparada durante dois anos e meio e a certificação só se concretizou depois de dois dias intensos de auditoria”, continuou Alexandre Rebelo.
E para que a bandeira fosse, na tarde do dia 11 de janeiro, hasteada, o CAPP teve que fazer um investimento “de cerca de três mil euros” e, assim, durante dois anos terá a certificação “válida”. “Para nós é um orgulho termos nota positiva em cinquenta critérios. Daqui a dois anos teremos que renovar a certificação e estamos conscientes da responsabilidade que temos que ter até lá, bem como da obrigação, a partir de agora, em fazer mais e melhor”, disse ainda Alexandre Rebelo.
Segundo o secretário da direção do CAPP, “na Europa estão certificadas quatrocentas instituições de teor social, setenta em Portugal e apenas uma – o CAPP – no concelho da Mealhada”.
O ato recebeu elogios de Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, que enalteceu o trabalho “dos elementos da direção, colaboradores e utentes”. “Esta é uma instituição aberta a todo o Município. Esperamos que, em breve, cresça e continue a ter serviços de magnífica qualidade. Sabemos que é obrigação destas instituições prestar um serviço social autêntico e solidário”, disse o edil.