Pode dizer-se que a hipnose é tão antiga quanto a própria humanidade. Em papiros do séc. XXX a.C, está documentado que os sacerdotes induziam um certo tipo de estado hipnótico. Esta terapia foi evoluindo até aos tempos atuais, sendo hoje usada, a hipnose clínica, como ajuda no tratamento de diversos estados/doenças.

O que é a Hipnose?

A hipnose refere-se a um estado alterado de consciência que, em ambiente de consultório, num contexto de confiança e confidencialidade, o transe hipnótico é induzido pelo terapeuta, levando a pessoa a uma concentração profunda no que está a ser dito, tornando-a assim recetiva às sugestões, desejadas e previamente acordadas em função do objetivo pretendido, sem no entanto perder o controlo da situação.

O que é a hipnoterapia?

Todos os estados hipnóticos são caracterizados por um estado de relaxamento muito agradável, no qual um indivíduo se permite entrar, para que possam ser dadas sugestões benéficas àquela parte da mente conhecida como inconsciente. Sob hipnose, a parte da mente mais consciente e racional é temporariamente deixada em segundo plano, para que o inconsciente, essa parte que influencia as nossas funções físicas e mentais, fique mais recetiva à terapia. O terapeuta deve ser encarado como um facilitador, que poderá ajudá-lo no seu processo de mudança e de promoção do seu desenvolvimento e equilíbrio mas a resposta/solução está no paciente. Não é possível hipnotizar alguém contra a sua vontade. A pessoa tem que querer ser hipnotizada. Se não se permitir envolver, se não aceitar participar e libertar a sua imaginação de forma a poder experienciar as sugestões, nada acontece!

A hipnose clínica utiliza esta capacidade de alteração de estado emocional e guia o paciente para corrigir alguns comportamentos que, embora o paciente pretenda corrigir ou eliminar (ato consciente) o seu inconsciente torna-se mais forte e não lhe permite (ato inconsciente). A hipnose clínica é assim uma ferramenta de cura natural, que quando feita por profissionais habilitados, liberta o paciente de vícios, medos e proporciona bem-estar.

Há de facto uma alteração do estado de consciência: da consciência de vigília (estado de alerta para o que acontece à sua volta) para a consciência hipnótica (centrada no seu próprio interior). Mas terá sempre a noção do que está a acontecer!

O paciente não irá fazer ou dizer nada contra a sua vontade. Se por qualquer razão desejar sair do estado hipnótico, pode fazê-lo, simplesmente abrindo os olhos. Porque não há perda de consciência, estará no controle e ao despertar (termo que se refere ao regresso ao seu estado de consciência normal) recordará o que aconteceu durante a sessão.

Aplicações da Hipnose

A Hipnose moderna tem sido usada, com sucesso, para tratamentos de: estados depressivos; perturbações de ansiedade; medos/fobias e ataques de pânico; sentimentos de perda, luto e melancolia, etc. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% da população mundial pode ser hipnotizada. O uso da hipnoterapia é feito para acelerar o processo de terapia e encurtar o tempo de outros tratamentos. O tempo varia de acordo com a pessoa e o problema, de uma sessão a alguns meses de trabalho.

Carla Marina Ruela – Professora e Hipnoterapeuta no “Atelier da Mente”, Certificada e Acreditada pela Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Hipnoanálise (APHCH)