Realizou-se de 3 a 16 de agosto, o Campeonato do Mundo de Veteranos de equipas (de 3 a 8 de agosto) e individual (de 9 a 16 de agosto), nos vinte courts de pó de tijolo do Complexo de Ténis do Jamor (Oeiras), sobe a égide da Federação Internacional de Ténis, com a organização conjunta da Federação Portuguesa de Ténis.

Na prova individual o anadiense Carlos Neves, de Monsarros e atleta do Grupo Desportivo e Cultural da CIRES (Estarreja), fez a sua estreia neste mundial participando no escalão de + 55 anos em singulares e pares mistos ao lado da leiriense Paula Falcão, e no escalão de +50 anos em pares masculinos ao lado do lisboeta João Garcia.

Após a conclusão deste mundial, Carlos Neves fez um balanço desta estreia, referindo que “no capítulo desportivo apesar das derrotas nas primeiras rondas face a adversários que tinham mais argumentos técnicos e até físicos, destaco a forma muito correta e cordial em particular dos dois adversários de singulares, no quadro principal o alemão Roman Groteloh e no quadro B de consolação o sul africano Gareth Hosford”.

“As duas provas de pares realizadas foram também de grande importância, sendo que a variante de pares mistos foi a mais equilibrada contra a dupla húngara e na qual fiz dupla com a Paula Falcão de Leiria. Para além disso, tivemos honras de court central do Jamor e para mim foi um orgulho jogar neste campo mítico”, afirma, acrescentando ainda que “na prova de pares masculinos, ao lado de João Garcia, as dificuldades foram imensas face a dupla indiana, especialistas nesta variante”, mas que, no entanto, “foi outra boa experiência”.

No próximo ano, o mundial de equipas e individual dos escalões de +50 e +55 será realizado em Roma (Itália), no mês de julho.

Recordamos que, no mundial de veteranos, participaram tenistas anadienses, em 2019, João Menano de Carvalho (Mogofores) em representação do Ténis Clube da Figueira da Foz, no mundial individual do escalão de + 50 anos realizado em Lisboa; e Margarida Briosa Neves (Sangalhos), atleta do Ténis Clube do Choupal (Coimbra) , representou Portugal no mundial de equipas do escalão de + 65 anos, em Umag, na Croácia.