Cerca de duas dezenas de recriadores da companhia Episódio estarão no I Mercado Quinhentista, que se realiza no próximo fim-de-semana, dias 30 e 31 de agosto, no Parque da Via Romana, em Casal Comba, concelho da Mealhada, a dar «vida» aos 511 anos do Foral Manuelino da freguesia. Música, animação, teatro, dança oriental com apontamento de fogo, acampamento medieval, combates reais medievais, falcoaria, répteis e «cousas de comer e de buer» serão os principais ingredientes do evento levado a cabo pela Junta de Freguesia de Casal Comba. As entradas são gratuitas.
Assim, no sábado, 30 de agosto, pelas 16h00, dá-se a abertura do Mercado; a exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense; e ainda o início dos festejos e vivência do mercado. Segue-se o cortejo pelo burgo seguido do Auto de Abertura do Mercado com os almocreves a percorrerem-no na tentativa «de ludibriar o povo». Pelas 18h00, «meirinho visita as tabernas do mercado e faz o seu parecer aos produtos mercantis e artesanais, fazendo cumprir as regras da feira franca», seguindo-se uma arruada de músicos e gaiteiros com baile oriental. A partir das 20h00 haverá comes e bebes, estando previsto, uma hora depois, que seja feita «uma demonstração de armas com cavaleiros armadurados». Às 23h00 decorrerá um espetáculo de dança oriental com apontamento de fogo e uma queimada galega.
No dia seguinte, o evento tem início às 11h00 com repetição das atividades de sábado até às 18h00, altura do auto de encerramento dos folguedos, estando marcado, para as 15h00, um momento em que «os cavaleiros da hoste de D. Manuel I adubam novos cavaleiros para formar milícia e defender as terras de Casal Comba».
«Vamos reviver os tempos do rei D. Manuel I, através das artes e dos ofícios do povo, do clero e da nobreza, e a atribuição da carta foral a Casal Comba», começou por dizer Nuno Marques, da companhia Episódio, afirmando que «é importante que os executivos tenham esta sensibilidade para a história e para o passado». «O programa está feito para ser um convívio, com muitas experiências, para toda a família», destacou ainda.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Casal Comba, Nuno Veiga, «esta primeira Feira, que se pretende que cresça ano após ano, acontece precisamente num local designado por Via Romana e muito perto da “Cidade das Areias” que se localiza na Vimieira. Queremos partilhar a nossa história em forma de festa, dinamizando a cultura, a economia e apoiando as nossas associações da freguesia que estarão presentes no evento, podendo assim captar receitas para as suas atividades». «Queremos que este seja o primeiro capítulo de uma longa história», enfatizou.
O evento tem um orçamento de quatro mil euros e contará, nos comes e bebes, com o Roda Moinas, Centro de Santo Amaro da APPACDM de Anadia, Centro Cultural e Recreativo da Lendiosa, Casal Comba Real Clube, Rancho Folclórico de São João e a escola de samba Real Imperatriz. Na venda de alguns artigos estarão o Reboliço Heróico e Vira Lata, Vira Amor.
A organização apela a que as pessoas «se possam trajar à época», contudo, segundo Marina Gregório, tesoureira da Junta, «o que queremos mesmo é que as pessoas estejam presentes neste grande momento da freguesia e do concelho».
Mónica Sofia Lopes