Esta quarta-feira, dia 9 de abril, pelas 21h00, realiza-se uma sessão extraordinária da Assembleia da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes para os primeiros passos na constituição da comissão de extinção da União de Freguesias.

Na ordem de trabalhos, assinada pelo presidente da Assembleia da União de Freguesias, Carlos Amorim, pode ler-se: “Indicação dos representantes dos partidos políticos, que irão ser parte integrante da comissão de extinção da União de Freguesias”; e “eleição dos cidadãos eleitores recenseados na área da freguesia, que irão ser parte integrante da comissão de extinção da União de Freguesias”.

Recordamos que, foi no final de 2022, que uma proposta para desagregação das freguesias, apresentada pelos eleitos do PS que integram a União de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, foi aprovada, por unanimidade, em assembleia de freguesia extraordinária. O documento foi votado com um aditamento de um Gabinete de Advogados, contratado pela Junta da União de Freguesias, que consideraram que a mesma possuía «alguns pontos que seriam muito difíceis, para não dizer impossíveis, de serem aprovados na Assembleia da República». Na mesma sessão, foram ainda anuídas, por unanimidade, as propostas para criação das freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes. A unanimidade estendeu-se à Assembleia Municipal nesse mesmo ano.