O período para apresentação de candidaturas ao Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Redes e Sistemas Informáticos, na Escola da Bairrada, polo do Instituto Politécnico de Coimbra em Anadia e na Mealhada, decorre até ao próximo dia 10 de novembro.
O curso de Redes e Sistemas Informáticos tem a duração de dois anos, conferindo o Diploma de técnico superior profissional. Procura formar técnicos de forma a permitir que estes efetuem de forma autónoma ou sob orientação, o planeamento, instalação, configuração e manutenção de redes e sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas de gestão de organização. Planear, projetar, instalar, configurar, gerir e manter redes de comunicação são alguns dos objetivos.
Podem candidatar-se aos CTeSP os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente, estudantes que tenham sido aprovados nas provas para frequência do ensino superior de maiores de 23 anos e os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior e que pretendam requalificação profissional. De sublinhar que os alunos têm ainda a possibilidade de se candidatar a bolsas de estudo.
As candidaturas podem ser efetuadas através do link: https://www.ipc.pt/oferta-formativa/?s=&course=153&unit=14&search-type=formative-offer&post_type=education.
Nesta fase inicial, o curso irá decorrer nas instalações do Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, dado que o edifício da antiga Escola Secundária de Anadia, que irá albergar a Escola da Bairrada, ainda se encontra em obras de requalificação.
A Escola da Bairrada decorre de um protocolo estabelecido entre os Municípios de Anadia e Mealhada e o Instituto Politécnico de Coimbra. Tem como objetivos principais promover a oferta formativa com vista ao desenvolvimento de Formações Superiores não conferentes de Grau, como Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Microcredenciações e Pós-Graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território dos dois concelhos. Este polo do IPC será criado no âmbito da candidatura aprovada aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”.