O «Portugal a Dançar» que, este fim-de-semana, está a decorrer no concelho da Mealhada, conta com duas centenas de participantes, provenientes dos distritos de Aveiro, Coimbra e do Porto, e perto de 100 inscritos nos «workshops» que, na tarde de hoje, sábado, se realizaram no Pavilhão Municipal da Pampilhosa. A gratuitidade na participação em todas as atividades do evento é a grande «bandeira» do projeto.

O projeto «Portugal a Dançar» teve início em 2021 e foi na Mealhada que participou a grande vencedora desta primeira edição, oriunda de Coimbra, e que, no próximo dia 7 de julho, estará a representar Portugal, no Congresso Internacional de Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que se realiza em Atenas, Grécia.

«Esta é a maior competição de dança em Portugal, inédita, totalmente criada no nosso país e sem qualquer franchising», começou por dizer Bruno Mourato, diretor do concurso, na conferência de imprensa, que se realizou, ao início da tarde da passada sexta-feira, no Cineteatro Messias, na Mealhada. «Um evento totalmente gratuito para os que participam e para os que o querem ver; aberto a todos, desde crianças, adultos e seniores; e que tem a peculiaridade de percorrer o país permitindo o acesso à dança», acrescentou ainda.

Gil Ferreira, vereador da Cultura na Câmara da Mealhada, referiu «ser com alegria e entusiasmo» que o evento é recebido na Mealhada, «porque acrescenta mais, a tudo aquilo que já temos». O autarca destacou o facto de ser «um evento genuíno e português» e ter a particularidade de ser descentralizado: «Mesmo aqui na Mealhada ele passará não só pelo Cineteatro Messias, mas também pela Pampilhosa».

Num concelho onde a dança faz parte de muitas associações, nomeadamente pelo Carnaval, mas também pela Academia de Dança do Hóquei Clube da Mealhada, da Associação Escolíadas e dos Dance With Heart, Gil Ferreira concluiu que o «“Portugal a Dançar” é um ganho para os munícipes pelo facto de terem mais esta possibilidade». «Acho que temos solo fértil para que esta parceria perdure», rematou.

A competição de dança, que começou na sexta no Pavilhão Municipal da Pampilhosa, com a primeira eliminatória; prosseguiu no sábado, com a segunda, seguida de três workshops ministrados por três jurados do concurso: Hip – Hop, com o bailarino Vítor Kpez; Salsa, com o bailarino Nuno Pesqueira; e Bollywood, com a bailarina Allana Rosa.

A competição regional contará também com um júri local, do qual fazem parte Matilde Fonseca, professora no Agrupamento de Escolas da Mealhada, e Carolina Piedade, professora de dança jazz do HCM.

«Portugal a Dançar» é uma competição que tem como objetivo procurar os maiores talentos na área da dança e que, em proximidade com as comunidades locais, permite que todos aqueles que aspiram uma carreira nesta área possam ver o seu trabalho devidamente valorizado, reconhecido e divulgado.

A final regional da Mealhada acontece amanhã, domingo, 3 de julho, das 16h00 às 18h00, no Cineteatro Messias, sabendo-se já que será nesta infraestrutura que será disputada a grande final nacional agendada para 4 de dezembro.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem de capa com Direitos Reservados