A tão reclamada rotunda na Estrada Nacional 234, concretamente no cruzamento da Pedrulha, freguesia de Casal Comba, no concelho da Mealhada, poderá ser uma realidade nos próximos tempos. «A informação que obtive na semana passada é que, neste momento, os projetos estão aprovados e prontos para concurso», referiu António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, na última Assembleia Municipal.

Os acidentes que naquela zona acontecem com regularidade, alguns até mortais, levaram, em agosto passado, à organização de uma manifestação, que também foi mote para uma homenagem, às vítimas daquele troço. O assunto já há muito preocupava o autarca da Junta de Freguesia de Casal Comba, Nuno Veiga, que atualmente cumpre o seu segundo mandato, levando-o, nomeadamente a questionar a Infraestruturas de Portugal no último ano.

Segundo o nosso jornal conseguiu apurar, já no verão deste ano, a IP indicava que «por iniciativa de terceiros, associada a operações urbanísticas nos prédios confinantes à EN234, estão em curso projetos que visam a construção de rotundas ao km 26+350 (portagem da A1) e ao Km 27+100 (cruzamento da Pedrulha), separador central entre rotundas e caminho paralelo».

O assunto foi, contudo, espoletado na sessão da Assembleia Municipal da Mealhada, que se realizou na noite da passada sexta-feira, 19 de novembro, depois de, no período destinado ao público, Sónia Isabel Pinto, do Bloco de Esquerda, ter questionado como estava a situação. «O Movimento “Mais e Melhor” disse que queria para ali uma rotunda, mas recentemente foi colocado um novo tapete e a dita rotunda não foi feita», referiu.

Em resposta, António Jorge Franco também lamentou «a pavimentação naquele troço», explicando, contudo, que «devido às chuvas fortes (que se fizeram sentir recentemente) a estrada ficou bastante danificada e provocou danos em dezenas de carros». «O IP tomou conta dessa ocorrência e quando cá esteve pavimentou todo o troço até à rotunda do Baco», disse, referindo que, sobre a rotunda, a informação que obteve na semana passada, é a de que «neste momento, os projetos estão aprovados e prontos para lançamento de concurso por um projetista que já está a consultar empreiteiros».

Segundo o autarca, para esta construção será celebrado «um protocolo entre a IP e um restaurante daquela zona». Segundo o nosso jornal conseguiu apurar, o restaurante em questão é a «Burguezia do Leitão» que ao apoiar a iniciativa terá um acesso direto ao restaurante numa via junto à EN234.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias com Direitos Reservados