O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, e o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, apresentam esta sexta-feira, 19 de novembro, pelas 11 horas, no Palace Hotel do Bussaco, no concelho da Mealhada, o jogo da “Sciense4you” «Napoleão – O princípio do fim». Antes da sessão de apresentação, pelas 10H30, um grupo de crianças estará a jogar o jogo no Convento de Santa Cruz do Bussaco, local que, no âmbito da Batalha do Bussaco, serviu de hospedagem a Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington, que comandou as forças anglo-portuguesas contra as do general francês André Massena.

A sessão contará também, entre outros, com a presença de Maria Miguel, da Direção Regional da Cultura do Centro; de Pedro Machado, do Turismo Centro de Portugal; de Luís Pina Martins, fundador e Ceo da Sciense4you; e Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra.

«O jogo “Napoleão – O princípio do fim”, desenvolvido pela Science4you, pretende comunicar e promover o património associado às Invasões Francesas existente nos territórios envolvidos no projeto da Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal e assenta no conceito de defesa do território e de resistência do povo português, contribuindo para o desenvolvimento de competências nas áreas da cidadania, história e matemática. Tem como público-alvo as famílias, a comunidade escolar e, também, os turistas», avança a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Recorde-se que a Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal é um projeto financiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal que tem a CIM- Região de Coimbra como entidade líder e envolve os municípios de Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras (municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).