A Packlink segue determinada a inscrever a sua história no ecossistema digital. Em 2020 assinou um protocolo de colaboração com a AliExpress que permitiu aos vendedores beneficiar de uma série de ferramentas para otimizar a logística de envio de encomendas através de uma integração com a plataforma global de e-commerce detida pelo Grupo Alibaba.

Depois dessa novidade – o Packlink Pro, entretanto alargado a outras plataformas de e-commerce – chegou a PayPal Commerce Platform, uma parceria da Packlink com a PayPal.

A PayPal é, desde 1998, uma empresa de pagamentos digitais global. É dominadora no seu setor, pela capacidade que oferece de permitir pagamentos rápidos e simplificar processos de envio de dinheiro. A Packlink é uma plataforma que permite fazer o envio de encomendas internacionais através de um processo mais barato que o normal no mercado dos envios internacionais.

As duas empresas uniram forças na PayPal Commerce Platform – que junta o melhor das duas empresas numa plataforma de pagamentos e envios e-commerce nos mercados português, espanhol e italiano.

Segundo Miguel Fernandes, Head of Business da PayPal para Portugal,

“esta nova cooperação com a Packlink faz parte do nosso esforço para expandirmos o nosso apoio aos pequenos negócios, nestes duros tempos de mudança. Ir ao encontro das necessidades dos comerciantes, proporcionando-lhes uma experiência de envios mais fácil, sem problemas e altamente personalizável é um novo passo para com o compromisso que assumimos através do lançamento da PayPal Commerce Platform – uma solução abrangente desenhada para servir as necessidades das empresas, alavancando a nossa rede mútua, ligando os comerciantes a mais de 350 milhões de clientes PayPal em todo o mundo, e em muitas plataformas e mercados”.

 

Ben Askew, co-fundador e CEO da Packlink, também se mostrou entusiasmado com a parceria.

“Esta cooperação marca uma conquista significativa na nossa missão compartilhada de ajudar os comerciantes online a crescerem, oferecendo-lhes as melhores ferramentas possíveis para manterem a sua atividade.”

A PayPal Commerce Platform

A PayPal Commerce Platform agiliza transações digitais, permitindo também poupar em todas os tipos de envios de encomendas, pois beneficia dos preços acordados pela Packlink com transportadoras como a TNT, UPS, GLS, DPD Group e DHL. A PayPal Commerce Platform integra operações de pagamento e envio de encomendas, com toda a facilidade e segurança.

Dados reforçam tendências

Esta parceria vem de acordo com as mais recentes tendências, algumas delas que já vinham sendo identificadas e que se acentuaram pela pandemia da COVID-19. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), a pandemia mundial da COVID-19 deu força à transformação digital e ao setor do e-commerce.

Segundo o estudo, a percentagem de compras realizadas online cresceu de 14% no ano de 2019 para 17% no ano de 2020. Isabelle Durant, Secretária-Geral da UNCTAD, afirmou que os negócios que conseguiram “entrar no digital” neste período contribuíram para refrear a queda da economia global causado pela pandemia.

O relatório não se limita a analisar o passado, mas aponta direções e coordenadas para o futuro. Segundo o mesmo, os governos dos países devem promover a capacidade digital em cada país para fomentar os negócios locais. Isto para que estes não sejam apenas consumidores no ecossistema digital, mas participantes ativos na economia digital global.

No mesmo sentido vão as conclusões do relatório “COVID-19 and e-commerce: a global review”, que deixa pistas para o presente e futuro do e-commerce. O relatório refere que dar apoio à rede de e-commerce global implica alterações nas políticas públicas de cada país, e nas práticas de negócios, para que se melhore a infraestrutura digital e comercial.

Assim, o relatório sugere que se devem criar quadros legislativos e de regulação para facilitar os pagamentos digitais e tornar as transações mais seguras.  Quanto a Portugal, um estudo levado a cabo pela IPSOS para o PayPal citado pelo Expresso refere que 70% dos consumidores portugueses considera que o “tempo de entrega” dos produtos comprados na internet é determinante.

A PayPal Commerce Platform encaixa como uma luva neste momento do mercado. Uma solução criada pela maior empresa de pagamentos eletrónicos do mercado e pela maior plataforma agregadora de serviços de envio de encomendas, que corresponde não só às tendências do setor e ao comportamento dos consumidores – tanto pré como pós COVID-19 – como às evidências dos estudos mais recentes e às orientações políticas globais que procuram responder a essas mesmas tendências.

O e-commerce veio para ficar. A PayPal Commerce Platform também.