Nos próximos dias 9 e 10 de junho terá lugar em Valladolid (Espanha), a FINE, a Feira Internacional de Enoturismo, um evento para profissionais no qual participam mais de setenta e cinco compradores especializados no segmento de enoturismo, de dezassete países da Europa, Ásia, Oceânia e Américas. Entre eles, operadores turísticos e agências de viagens; gerentes de destino; guias turísticos; “Convention Bureaus” e Organizadores Profissionais de Congressos; portais de vendas on-line; boutiques de vinho; e motivadores de vendas.

«Na área de exposições de FINE, as empresas de vinho, as estrelas do evento, serão acompanhadas por organizações regionais de promotores, permitindo os contactos com compradores internacionais e profissionais de turismo, previamente inscritos. Contará com duas áreas exclusivas para networking, “B2B FINE” e “Networking Restaurant”, “Be FINE” para partilha de conhecimento e “Wine Bar” para contactos espontâneos e informais», lê-se na nota de imprensa, que acrescenta que «o B2B FINE Meeting é um espaço exclusivo para expositores do sector ‘Wineries’, no qual compradores nacionais e internacionais organizam as suas reuniões de negócios. O espaço terá ainda uma área de restauração gourmet exclusiva, para encontros de forma mais descontraída e informal».

A oferta da FINE é composta por mais de uma centena de adegas especializadas, territórios e alojamentos em Portugal, Espanha e Itália. Importantes empresas de vinhos de regiões como Lisboa, Dão, Bairrada, Beira Interior, Tejo, Douro, Alentejo e Vinhos Verdes vão mostrar-se na diversidade dos seus programas de enoturismo.

A gama de opções apresentadas por vinícolas e destinos inclui referências ao património cultural, gastronomia, atividades em ambientes naturais e experiências únicas. «As rotas do vinho atraem cada vez mais turistas e de acordo com dados do décimo primeiro relatório da Acevin sobre a procura turística, o interesse em conhecer destinos vinícolas está na origem de quarenta por cento das viagens. Descobrir a cultura do vinho, a gastronomia, a cultura e a natureza do meio ambiente são as motivações que levam, hoje em dia, os turistas a escolherem as rotas do vinho como destino de lazer. A escolha de um ou outro roteiro, prossegue o relatório, baseia-se nas recomendações de amigos e familiares (40,8%), no interesse pelos vinhos da região (24,5%) e na atração gerada a partir das plataformas digitais e redes sociais», avança ainda a mesma nota de imprensa remetida ao nosso jornal.

Para garantir a segurança sanitária, a FINE realizará testes de antígenos e testes de PCR gratuitos a todos os participantes: expositores, compradores, funcionários de empresas colaboradoras, visitantes e jornalistas. Também será obrigatório o uso de máscara tipo FFP2 e o cumprimento de medidas como limitação de capacidade, distância de segurança e identificação de participantes. A FINE será realizada num pavilhão de 9.000 metros quadrados, com renovação total do ar a cada trinta minutos.

 

Mais informações em https://feriavalladolid.com/fine-expo/