Depois do álbum “Insano”, lançado em 2018, a banda Ginga apresenta agora o seu mais recente videoclipe e música single “Era uma Velha”, que fará parte do novo álbum a lançar no final deste ano. O novo disco intitulado “Inquietos Hoje, Amanhã Também” celebra o 21.º aniversário de Ginga, fundado em Coimbra no ano 2000.

“Este tema com letra em forma de lengalenga, foi adaptada pelo músico fundador da banda, António Santos Simões, que lhe deu vida com música e arranjos da sua autoria. A lengalenga, essa, conta-nos a história de uma velha, coitada, que debaixo da cama tinha um monte de bicharada, que, a zurrar e a ganir, não a deixava dormir, e surge descrita no cancioneiro tradicional português, com origem em Trás-os-Montes e Alto Douro, associada às brincadeiras infantis de outrora”, explica a banda num comunicado de imprensa.

“Nestes tempos difíceis e tão imprevisíveis, foi intenção da banda gravar um tema diferente, com uma estética que motive a diversão, no fundo, com um sentido que nos eleve a moral e que nos transporte para a ingenuidade e felicidade tão próprias da nossa infância”, enfatiza Arménio Santa, também músico fundador da banda.

O videoclipe e gravação da música contaram com a participação de António Santos Simões (guitarra e voz), Arménio Santa (concertina e voz), David Lopes (teclados), Luís Formiga (bateria) e Licínio Santos “Xará”, com a participação especial de Nuno Coelho (baixo). O papel de “Velha” foi protagonizado pelo músico e ator António Freire, gaiteiro e reconhecido defensor da Gaita-de-Fole. A realização e fotografia ficou a cargo de Bruno Pires.