Já está em curso a empreitada de reabilitação do Regadio de Santa Cristina, no concelho da Mealhada, uma obra que, segundo a Autarquia, “permitirá restituir o bom funcionamento hidráulico destes antigos canais de distribuição de água, essenciais a centenas de famílias que retiram da agricultura um suporte para o seu rendimento mensal”.

A empreitada ascende a 112.990 euros e o prazo de execução dos trabalhos é de 90 dias. O regadio tem origem na nascente da Encosta de Santa Cristina, estendendo-se pelos campos que circundam esta localidade da freguesia da Vacariça e que não têm outra forma de obter água para a rega das culturas.

A intervenção inclui limpezas na envolvente e nas próprias levadas, obras de entrada e implantação de sistema de medição de caudal, construção de troços e levadas, reconstrução de paredes e fundo de levada, fornecimento e reconstrução de caixas de distribuição e de bocas de rega, bem como o fornecimento de novos talhadoiros e comportas.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinha a importância desta obra: “O concelho tem alguma tradição de agricultura de subsistência e muitas famílias retiram da pequena agricultura um complemento importante, quer para o seu agregado, quer para venda, por exemplo, nos mercados tradicionais. A reabilitação deste sistema de distribuição de água é, por isso, muito importante e consideramos que esta intervenção prepara para o futuro, reabilitando-se assim ou mesmo impulsionando a pequena agricultura”.