O Clube Desportivo Fullracing, que faz a gestão da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, acaba de criar um departamento de Paraciclismo. Trata-se de um projeto que para já conta com os paraciclistas Telmo Pinão e Bernardo Vieira, que arrancam com a nova equipa da EFAPEL em 2021.

Este é mais um projeto que reflete o caráter inovador e a preocupação constante de fazer mais e melhor pela Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL. Com esta nova secção, a estrutura vai contribuir de forma direta para a promoção do desporto adaptado, que será alavancado com o apoio dos seus parceiros.

Por outro lado, o apoio aos dois atletas e ao desporto adaptado por parte de empresas como a EFAPEL S.A., naming sponsor da Equipa Profissional, assim como os restantes patrocinadores e parceiros da estrutura e a própria Câmara Municipal de Águeda – município para onde o clube mudou recentemente a sua sede –, só vem revelar a crescente preocupação com a responsabilidade social que já lhes é característica.

Carlos Pereira, team manager do Clube Desportivo Fullracing, lembra que o clube foi pioneiro em Portugal ao apoiar o ciclismo adaptado no ano de 2012. “E face à responsabilidade social que a empresa EFAPEL S.A. sempre demonstrou, tendo em conta o nosso papel de entidade que pretende afirmar o Município de Águeda nas suas mais variadas vertentes de mobilidade e inclusão social através do desporto, faz para nós todo o sentido termos uma Secção de Ciclismo Adaptado. Bem-vindo Telmo e Bernardo”. São estas as palavras do responsável maior do clube, que desta forma apresenta o motivo que levou à criação do novo departamento.

“Para a Câmara de Águeda, a aposta no desporto adaptado é estratégica, em qualquer modalidade, uma vez que promove a igualdade de oportunidades e o acesso de todos, sem exceção, à atividade desportiva, afirmando o nosso posicionamento como um concelho inclusivo. A distinção que recebemos, todos os anos, como Município Amigo do Desporto e a referente ao Programa de Desporto Adaptado Recomendado 2019 são provas do investimento que fazemos nesta área e, por isso mesmo, é com grande satisfação que nos aliamos ao Clube Desportivo Fullracing na criação do departamento de Paraciclismo e damos as boas-vindas aos primeiros atletas”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, desejando que “mais atletas se juntem a este clube e se desafiem a competir nesta modalidade de desporto adaptado”.

 

Sobre os atletas:

Para já são dois os atletas que constituem a Equipa de Paraciclismo EFAPEL, havendo abertura para no futuro receber mais.

Telmo Pinão tem 41 anos e é de Coimbra (Montemor-o-Velho, Casais Velhos). Representa a Seleção Nacional na vertente de Paraciclismo desde 2009. É amputado do membro inferior esquerdo e corre na categoria de C2 (ciclistas que pedalam só com o auxílio de uma perna). Participou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a representar Portugal, onde terminou em 6.º lugar a prova em linha e 12.º o contrarrelógio, ambas na classe de C2, garantindo-lhe a presença no projeto Tóquio 2021. O paraciclista já foi oito vezes Campeão Nacional de Estrada em Paraciclismo e oito vezes Campeão Nacional de Contrarrelógio em Paraciclismo. Soma ainda 35 representações internacionais em Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo de Paraciclismo.

Bernardo Vieira é de Góis e tem 26 anos. Com apenas três anos de idade foi-lhe diagnosticada uma paralisia cerebral, que afetou o lado esquerdo do seu corpo. Numa tentativa de superação começou a andar de bicicleta, para facilitar a sua mobilidade. Mas mal sabia o paraciclista que daqui iria nascer a paixão pelo BTT, que depois se estendeu ao ciclismo de estrada. Já conquistou quatro Campeonatos Nacionais de Paraciclismo e outras qualificações de cariz internacional. Vê o Paraciclismo como um desafio que o motiva a superar os seus limites e a lutar cada vez mais pelos seus objetivos.

 

 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL