A Câmara Municipal da Mealhada anunciou, ontem, que a vacinação vai arrancar esta terça-feira, 19 de janeiro, nos lares do concelho, assegurando as 20 mil vacinas – número superior ao da população do concelho -, adquiridas pela Administração Central, para que possam começar a ser administradas. A vacinação decorrerá nos lares, que não tenham surtos, de 19 a 21 de janeiro, disponibilizando a Autarquia da Mealhada quatro viaturas municipais ao serviço das equipas Covid, sendo uma entregue pela Comunidade Intermunicipal (CIM) – Região de Coimbra. «Duas destas viaturas estão já a ser usadas na testagem à população, que tem vindo a ser feita nos últimos meses. E se preciso for, mais viaturas serão disponibilizadas», garante fonte da Autarquia.

No combate à pandemia, o Município vai também «distribuir mais 300 mil máscaras cirúrgicas por funcionários municipais, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), bombeiros, GNR e serviços de saúde do concelho, bem como onze mil folhetos de sensibilização à população».

A nota de imprensa remete ainda para a última reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, em que o órgão entendeu, segundo Rui Marqueiro, presidente Câmara da Mealhada, «permitir, nas feiras, mercados e venda ambulante, a aquisição de bens essenciais, por considerar que quanto maior for a oferta de produtos agroalimentares, menor será o aglomerado de pessoas nos mesmos locais». Durante o atual período de confinamento manter-se-ão as regras estabelecidas para o funcionamento das feiras, como a lotação máxima de quatro pessoas nas bancas de maiores dimensões, duas pessoas nas mais pequenas, e uso de máscaras e desinfetantes.

Relativamente aos cemitérios, a lotação máxima é de cinco pessoas por 100 metros quadrados, é obrigatório o uso de máscara, sendo desaconselhada a partilha de utensílios, e o atendimento para serviços será feito por marcação.

Nas eleições presidenciais marcadas para o próximo domingo, 24 de janeiro, o Município assegura «o rastreamento das pessoas que constituirão as mesas de voto e a desinfeção dos espaços onde decorrerão os atos eleitorais». «Uma comissão será também constituída, com o objetivo de levar a urna a casa dos munícipes que estiverem impedidos de sair de casa nesse dia», destaca o documento.

Na mesma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil da Mealhada, a delegada de saúde local, Anunciação Costa, lembrou que, «mais do que nos estabelecimentos de comércio e restauração, os contágios ocorrem maioritariamente nos convívios em casas particulares». Já Rui Maqueiro referiu que duvidava da alta probabilidade de uma infeção nos restaurantes: «Sempre assisti ao cumprimento das regras neste tipo de estabelecimentos, que, aliás, têm investido muito dinheiro nas suas instalações para garantir o cumprimento das regras de higiene e segurança impostas pela DGS».

 

 

Imagem: whitesession (https://pixabay.com/pt)