Em Dia de Sant’Ana, a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada apresentou – com o lançamento da primeira pedra a ser benzida pelo Bispo de Coimbra – o novo Complexo Social da instituição que será construído nos terrenos onde agora se realiza o Mercado, na Póvoa da Mealhada. A obra, que nasce «para responder à problemática da sustentabilidade e da melhoria das condições», pretende ser finalizada em cinco anos.

O futuro complexo incluirá uma Estrutura Residencial Para Idosos, serviços de Apoio Domiciliário e Centro de Dia (para 40 e 60 utentes, respetivamente), para além do edifício de serviços partilhados. A unidade residencial para idosos terá capacidade para 120 residentes, divididos em duas tipologias de habitação: quartos e apartamentos.

No passado domingo, foi lançada a primeira pedra – sob a bênção do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e do pároco da cidade, Padre Rodolfo Leite – e colocada numa pirâmide com quatro pilares, simbólicos das principais áreas da Misericórdia da Mealhada: Saúde, Geriatria, Educação e Ação Social. O topo, e segundo João Peres, provedor da instituição, «simboliza a nossa missão comum, transversal a todas as áreas em que trabalhamos – a de cuidar -», sendo a pedra «a nossa vontade de fazer, a dedicação e o esforço».

E o esforço começa, desde logo, por ser financeiro. «Vamos erguê-lo com fundos próprios da Misericórdia da Mealhada e com recurso à banca», referiu João Peres, acrescentando: «Assumimos este risco porque acreditamos que este é um empreendimento fundamental para o desenvolvimento da nossa missão. Avançamos porque acreditamos que este projeto vai melhorar grandemente a prestação de cuidados no concelho da Mealhada. E dar o melhor de nós à nossa comunidade é o que nos move, acima de tudo».

Mas a boa notícia veio com as palavras do Diretor da Segurança Social de Aveiro. «Vivemos um período de pessimismo social e vemos o futuro com expectativa de proteção. A cerimónia de hoje representa uma luz e é de extrema importância para o futuro», referiu Fernando Mendonça, garantindo que o Estado se prepara para anunciar o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais III que engloba 110 milhões de euros. «É dinheiro que não vem da Europa, mas sim dos jogos da Santa Casa», referiu, adiantando que, pelo que conhece do projeto da Misericórdia da Mealhada, este «será candidatável» ao programa.

Na cerimónia, João Peres lamentou ainda que, nos últimos quatro anos, o projeto para o novo complexo social tenha «esbarrado em muros intransponíveis da burocracia», acrescentando que «o papel dos líderes é fazer acontecer e não impedir a progressão de projetos desta natureza». O provedor da Misericórdia da Mealhada agradeceu ainda ao Município da Mealhada a doação da antiga escola primária, garantindo que «o terreno e edifício são essenciais para o projeto» que ali se pretende erguer.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, anunciou que o novo Mercado Municipal da Mealhada deverá ficar pronto em outubro / novembro de 2020, altura em que a Misericórdia da Mealhada terá o espaço livre para iniciar a obra. «A Câmara tudo fará para ajudar esta instituição», afirmou o autarca, que dirigindo-se a João Peres, sublinhou: «Você é o maior mealhadense que eu conheço!».

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias em https://www.facebook.com/bairradainformacao/