A Câmara da Mealhada e a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira promovem, de julho a setembro de 2020, uma Tômbola Comércio Local intitulada «Compre no Comércio Local, Promova o seu Concelho». A iniciativa, que pretende originar milhares de euros em compras e prémios, quer incentivar a economia local. Para já, a ACIBA apela a todos os empresários e comerciantes sediados no município mealhadense – sócios ou não da ACIBA – que adiram ao projeto.

Todas as empresas – comércio, restauração, lojas, cafés, etc. – podem abraçar esta iniciativa pedindo, numa primeira fase, à ACIBA, senhas para distribuírem aos seus clientes já a partir do mês de julho. Na prática, por cada 10 euros em compras, o cliente recebe uma senha, num montante total de 10 senhas por cada compra. As senhas são colocadas pelo cliente numa tômbola instalada no edifício dos Paços do Município.

Ao fim de cada mês será feito um sorteio e, excetuando as senhas que são premiadas, todas as outras prevalecem na tômbola até ao final do términus da iniciativa. Haverá três prémios de 500 euros e centenas de prémios de 50 euros cada um. «Se formos de Norte a Sul do país se calhar não encontramos uma Câmara que dê um apoio de tão grande dimensão», começou por elogiar, Cláudio Matos, vice-presidente da direção da ACIBA e diretor executivo da associação, enaltecendo: «Estamos a falar de um apoio 20 mil euros distribuído pelos comerciantes do concelho da Mealhada».

«Esta foi uma das propostas que a ACIBA nos fez e que nós decidimos apoiar, no âmbito das medidas de combate à pandemia», referiu também Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada, garantindo que o que se pretende «é estimular as compras no comércio local».

Para o recém-eleito presidente da direção da ACIBA, Carlos Couceiro, «o montante em causa dá também uma responsabilidade grande à Associação para que a iniciativa seja o mais positiva possível para os comerciantes». «Esta é a hora de aproveitarem a grande oportunidade que está a ser dada», acrescentou.

E aproveitando a conferência de imprensa, que se realizou na manhã de ontem, os promotores da iniciativa fizeram um apelo aos comerciantes e empresários que peçam as senhas a que têm direito, que depois serão preenchidas pelos clientes por cada dez euros em compras. O pedido deve ser feito na sede da ACIBA, no Espaço Inovação da Mealhada, e/ou através do número 927 975 540 ou ainda do correio eletrónico geral@aciba.pt.

O último sorteio da iniciativa está previsto decorrer a 20 de outubro, mas ocorrerão outros dois: um a 4 de agosto e outro a 1 setembro. Cada premiado tem que apresentar as faturas à ACIBA referentes a compras em estabelecimentos do município da Mealhada posteriores a cada sorteio. «Só assim faz sentido. Queremos garantir que é cá que o dinheiro fica!», referiu ainda o vice-presidente da Autarquia.

 

Mónica Sofia Lopes