A Uber continua a diversificar os produtos disponíveis em Portugal. A partir de hoje, é possível utilizar o novo serviço Uber Connect – uma solução de entrega que permite aos utilizadores enviar itens e encomendas a quem entenderem através de um serviço de entrega, seguro, sem contato e à distância de um toque na aplicação.

“Durante esta crise, procurámos novas formas da nossa plataforma ajudar a movimentar os bens necessários para empresas e consumidores, além de oferecer novas oportunidades de rendimento para os motoristas. Com o Uber Connect, o nosso foco principal é o imediato: adaptar rapidamente a nossa tecnologia para atender às crescentes necessidades das comunidades. À medida que a realidade evolui a um ritmo acelerado, estamos a desenvolver as entregas mantendo os olhos no futuro”, refere Manuel Pina, Diretor Geral da Uber em Portugal.

Através da aplicação da Uber, todos os utilizadores podem solicitar o envio dos mais diversos itens ou encomendas com artigos a um familiar, amigo ou colega seja um bolo de aniversário, um casaco esquecido depois de um jantar, umas chaves para receber uma entrega, um presente, um equipamento desportivo para uma substituição de última hora, um livro para evitar uma falta de material, recorrendo à opção “Uber Connect”. Atualmente, o Uber Connect está disponível em Lisboa, Porto, Braga, Algarve, Coimbra, Aveiro, Évora e Funchal.

“Neste período desafiante para os portugueses, quisemos criar uma forma segura para as pessoas criarem momentos mágicos ou enviarem itens essenciais entre si. Sabemos que os portugueses querem ajudar-se uns aos outros e temos vindo a testemunhar um tremendo sentido de comunidade nas últimas semanas. Queremos que os portugueses se sintam conectados através da nossa tecnologia apesar do eventual distanciamento físico”, reforça Manuel Pina, Diretor Geral da Uber em Portugal.

 

Como funciona:

Embale os itens numa caixa ou saco selado de forma a proteger os conteúdos de forma adequada, limpando as superfícies com desinfetante.

Indique a morada de destino da encomenda e selecione a opção Connect na aplicação Uber.  Concorde com os termos e condições, confirme que a sua encomenda não contém itens proibidos e efetue o pedido ao carregar “Escolher Connect”.

Responda à mensagem que vai receber na aplicação com o nome do recetor da encomenda e com algum pedido especial que queira fazer ao motorista da entrega.

Encontre-se com o motorista e coloque a embalagem na mala do veículo.

Partilhe a viagem com quem vai receber a encomenda, para que este consiga ver quando é que o motorista vai chegar e onde se vai encontrar com ele para retirar o artigo da mala do veículo.

 

Conforme anunciado em maio, a Uber continua focada em garantir a segurança de todos os motoristas, utilizadores, restaurantes e parceiros de entrega que optam por continuar a utilizar as aplicações Uber e Uber Eats.

 

Sistema inteligente de verificação facial: Antes de ficarem online, é solicitado aos motoristas e parceiros de entrega que confirmem a utilização de máscara tirando uma selfie com a máscara.

Checklist online para motoristas: Antes de ficarem online e aceitarem viagens, são convidados a confirmar que tomaram as precauções de segurança adicionais, como assegurar que os passageiros se sentam apenas no banco de trás, higienizar o carro e outras recomendações de higiene. As medidas tomadas pelos motoristas são comunicadas aos utilizadores através da aplicação, antes de viajarem e estes podem cancelar a viagem se não se sentirem confortáveis com as medidas tomadas.

Checklist online para parceiros de entrega Uber Eats: Antes de ficarem online, é solicitado aos parceiros de entrega que confirmem que tomaram certas medidas de segurança, como o uso de uma máscara, a higienização da mochila entrega, o respeito de medidas de distanciamento social e das instruções de entrega sem contato ao entregar um pedido.

Checklist online para utilizadores de viagens Uber: É solicitado aos utilizadores de viagens Uber que confirmem que tomaram algumas medidas importantes de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde ou pela Direção-Geral da Saúde, como usar máscara, sentarem-se apenas no banco de trás, lavar as mãos, e abrir as janelas para ventilação.

Feedback de segurança e higiene: Todos os utilizadores da plataforma – motoristas, parceiros e utilizadores – têm a opção de deixar feedback no final da viagem ou da entrega sobre a experiência de segurança para que haja responsabilização mútua e que todos tenham comportamentos responsáveis ao utilizarem os serviços disponíveis na plataforma.

 

Em março, a Uber já tinha desenvolvido uma solução piloto B2C, o Uber Drop-Off, que apoia a capacidade logística das empresas com entregas dos motoristas e parceiros que prestam serviços com recurso à aplicação da Uber. Este serviço teve início em Portugal e está agora a ser implementado globalmente. A nível nacional, a parceria foi lançada com os CTT e permite a entrega de encomendas em casa dos Portugueses.

 

 

Imagem com Direitos Reservados