A Universidade de Coimbra é a instituição que em Portugal melhor desempenho global teve no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, de acordo com a segunda edição do ranking “The University Impact Rankings”, do Times Higher Education. No ranking geral a Universidade de Coimbra ocupa o 62.º lugar, mas é na luta contra a pobreza que a Universidade obteve uma das melhores classificações, figurando no 38.º lugar.

O ranking mundial parte da avaliação indicadores que medem o desempenho das instituições no cumprimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como seja a erradicação da pobreza e promoção da igualdade de oportunidades para todos.

Uma das principais barreiras à participação no ensino superior é a capacidade financeira, pelo que a Erradicação da Pobreza não só constitui um dos mais importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como também é uma preocupação da Universidade de Coimbra. Além das bolsas de estudo, do apoio à alimentação, alojamento, saúde e segurança e apoio à infância, a instituição procura estar atenta a eventuais situações de emergência como a que se vive actualmente com a pandemia da Covid-19. Uma das medidas implementadas pela Universidade de Coimbra foi a cedência de equipamentos informáticos aos alunos carenciados, para que estes não fossem prejudicados com a suspensão das aulas presenciais. Para Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, “os estudantes não devem ver o seu percurso académico prejudicado pelo período que vivemos. Por isso, a UC tem feito tudo o que está ao seu alcance para que todos tenham acesso ao ensino à distância nas melhores condições possíveis, defendendo o primado da equidade entre todos, nomeadamente aos alunos em situações de comprovada carência económica”.

A par de todos os apoios a Universidade de Coimbra disponibiliza ainda um Fundo de Apoio Social aos Estudantes (FAS), o qual constitui  um instrumento complementar ao regime das bolsas de estudo, criado com o vista a fazer face a situações de comprovada emergência, como sejam situações de grave risco de sobrevivência de um estudante que não possui ou deixou de possuir os meios para prover às suas necessidades básicas de alojamento, saúde e alimentação. “Apesar da atual conjuntura, a qual se prevê pouco favorável, a Univesidade de Coimbra, através dos Serviços de Ação Social, continuará a reunir esforços para que, na justa medida, seja capaz de apoiar os alunos de forma eficaz, equitativa e justa”, acrescenta Amílcar Falcão.

O University Impact Ranking tem como objetivo medir o sucesso global das universidades no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para este ranking, é analisada a forma como a investigação, o ensino e a gestão das instituições contribuem para o alcance dos ODS definidos pelas Nações Unidas.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.