O Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar serviu de mote à Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar para lançar uma campanha online a nível internacional que visa apoiar os doentes em todo o país: a campanha “Lábios Azuis” tem como objetivo sensibilizar a população para a hipertensão pulmonar que pode levar à morte caso não seja tratada.

Desde 2012, o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar tem sido comemorado no dia 5 de maio e assinala a luta de todos aqueles que lutam contra esta doença rara e incurável. A hipertensão pulmonar é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. Ocorre um estreitamento dos vasos pulmonares, que pode ser causado pela existência de inflamação, coágulos, malformações cardíacas, podendo até ter uma causa inexplicável.

 

Campanha online internacional

A falta de oxigénio é característica desta doença e, como consequência, grande parte dos doentes apresenta lábios azuis. Para sensibilizar a população para esta doença rara, a APHP lança uma campanha sem fronteiras através das redes sociais.

São usados como hashtags: #bluelips, #phaeurope, #goodPHnews #WorldPHDay, #pulmonaryhypertension

Uma campanha onde todos todos podem participar onde só se precisam de quatro passos apenas:

  • Na seção “Notas” da página do Facebook da APHP

(https://www.facebook.com/hipertensaopulmonarportugal/), existe um modelo de lábios azuis que os participantes podem imprimir.

  • Os participantes que tenham uma conta no Snapchat poderão procurar pelo filtro “Glitter Lips” e escolher o batom azul.
  • Também podem optar por pintar os lábios diretamente com batom azul e partilhar no Facebook e Instagram uma foto, vídeo ou story, utilizando os mesmos hashtags.
  • Importante: “Espalhar a palavra!” Todos os participantes podem pedir aos amigos e familiares para fazerem o mesmo, levando esta campanha além-fronteiras, e fazendo com que o mundo inteiro esteja solidário com estes doentes.

 

A Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar

A APHP é uma associação sem fins lucrativos que intervêm a nível nacional. Tem como objetivos a promoção do diagnóstico precoce e de um melhor tratamento, a divulgação da doença, o apoio assistencial, psicológico e social a doentes e cuidadores, disponibilizar apoio jurídico e trabalhar em rede com outras associações, para assegurar o reconhecimento de direitos de forma a pressionar as entidades políticas e facilitar o acesso a tratamentos.

Para mais informações, consulte o nosso site em www.aphp.pt

 

 

Fonte: Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar