O Destacamento Territorial de Anadia da GNR levou a cabo, na tarde do passado sábado, 25 de Abril, uma operação de fiscalização que pretendeu garantir que «a população cumpra com as recomendações e normas em vigor e se abstenha de deslocações desnecessárias que poderão potenciar a propagação da pandemia Covid 19». Em dois pontos estratégicos no IC2 – em Sernadelo (Mealhada) e em Oiã (Oliveira do Bairro) -, foram fiscalizadas centenas de veículos.

A operação, de âmbito nacional, teve como objetivo primordial «a fiscalização e sensibilização para o dever geral do recolhimento». Das 14h30 às 20h30, e segundo o Capitão Cláudio Lopes, Comandante do Destacamento Territorial de Anadia, foram fiscalizadas centenas de veículos. «Quando iniciámos a operação, o movimento na estrada era muito intenso», referiu, garantindo que houve condutores que «foram mandados para trás».

«Eram pessoas que não tinham justificação aceitável para estar fora de casa», explicou ainda o Capitão Cláudio Lopes, declarando que «havia muito movimento entre concelhos e de condutores que vinham de longe», viajando, por exemplo, do Porto para Coimbra ou de Oliveira do Hospital para Águeda.

Entre outros parâmetros, a operação «Fique em casa III» pretendeu verificar «o cumprimento do confinamento obrigatório determinado pelas autoridades da saúde»; «o dever especial de proteção»; «o dever geral de recolhimento domiciliário»; e ainda «controlar a circulação nas vias e localidades com maior movimento de pessoas».

A par da fiscalização rodoviária, e também a nível nacional, a GNR tem levado a cabo «a verificação do encerramento de instalações e estabelecimentos», bem como a proteção «da população mais vulnerável, onde quer que vivam ou se encontrem, em particular, a população idosa isolada e/ou sozinha».

Ao «Bairrada Informação», o Capitão Cláudio Lopes deixou ainda o alerta para a possível limitação de saída entre concelhos, que possa vir a ser decretada pelo Governo, de 1 a 3 de maio.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados