Ultimam-se os preparativos para a edição de 2020 do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, que conta com um orçamento de 111 mil euros e cerca de um milhar de participantes nos corsos, entre escolas de samba, grupos apeados, cabeçudos, gaiteiros, reis e organização do evento. Os dias mais aguardados são os dos desfiles diurnos, de 23 e 25 de fevereiro, e o noturno, do dia 24, mas a festa começa já amanhã com o início da animação na Tenda, com a apresentação das quatro escolas de samba.

Amanhã, sexta-feira, 21 de fevereiro, a festa começa com as quatro escolas de samba em palco, a partir das 24 horas, seguindo-se Denise Machado. Na noite seguinte, a animação está a cargo de Mandacaru e no domingo realiza-se o tão aguardado corso do Carnaval da Mealhada, o primeiro da edição de 2020, que tem início às 14h 30m. A noite, na Tenda, está reservada ao grupo Toque Social.

Na segunda-feira, a festa é noturna com o desfile a ter início às 21 horas, seguindo-se a atuação de Nuno Bastos. Na terça-feira, o último corso do Carnaval da Mealhada 2020 tem início às 14h 30m, estando a noite reservada para o Sambado e para o resultado do concurso de escolas de samba Joham d’Oliveira.

O custo de entrada nos corsos é de seis euros, acrescendo três euros para quem optar ficar em lugar de bancada. Para grupos, com um número superior a 50 pessoas, o preço por cada bilhete para entrada no recinto é de 5,50 euros. Crianças com idade inferior a seis anos não pagam e as entradas na Tenda de animação noturna são totalmente gratuitas.

Os reis do Carnaval são Luciana Abreu e Leonardo Vieira que, na semana passada, num programa televisivo falaram entusiasmadamente desta participação. Um momento acompanhado por elementos dos órgãos sociais da Associação de Carnaval da Bairrada, que, nessa manhã, privaram com os artistas e ultimaram os últimos preparativos para a estadia dos reis no concelho da Mealhada. “Vamos ver se não saio à frente com a rainha da bateria”, prometeu a atriz e cantora, que promete divertir-se “e levar risos e sorrisos às pessoas”. “Vou querer cumprimentar as sambistas todas da Mealhada”, rematou.

“Eu acho que vou fazer feio ao lado de uma Luciana com muita energia e samba no pé lembrando o Sapucaí”, disse também, entre risos, Leonardo Vieira, o ator brasileiro conhecido pelas personagens Leandro Ferreira da Silva na telenovela Senhora do Destino da Rede Globo; Vítor Lopo Júnior na telenovela Prova de Amor; e o policial Marcelo Duarte Montenegro em Caminhos do Coração / Os Mutantes da Rede Record.

Este ano, o Carnaval da Mealhada conta com o apoio de diversas empresas que, através de um leilão, foram selecionadas para apadrinharem as sete bilheteiras e duas bancadas dos corsos. Para além disso, a Associação de Carnaval espalhou, por toda a cidade, adereços alegóricos de outras edições, estendendo o espírito carnavalesco por moradores e comerciantes que enfeitaram também varandas e montras.

Recordamos que a Câmara Municipal da Mealhada continua a ser o principal financiador do evento, com comparticipações de vinte e quatro mil euros para a ACB e de trinta e seis mil euros repartidos pelas quatro escolas de samba que desfilam nos corsos (dois diurnos – nas tardes de 23 e 25 de fevereiro – e um noturno, a 24).

 

 

Mónica Sofia Lopes