A Região de Aveiro, de que o Município de Anadia é parte integrante, é a primeira a estabelecer um acordo de parceria com o Plano Nacional de Leitura de escala intermunicipal, cujo ato de assinatura decorreu, no passado dia 7 de fevereiro, na sede da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, na cidade de Aveiro, com a presença de Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura, onde marcaram também presença os responsáveis autárquicos dos 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal.

O acordo estabelece as modalidades de cooperação e os termos para a implementação de um Plano Local de Leitura – Intermunicipal, que espelhe a centralidade desta competência de literacia e o aprofundamento do trabalho da CIRA e da respetiva Rede de 11 bibliotecas municipais, numa política integrada de promoção do livro e da leitura.

No âmbito dos objetivos do Plano Nacional de Leitura 2027, esta inovadora colaboração visa envolver os parceiros locais nas atividades e campanhas de promoção do livro e da leitura, reforçando parcerias com famílias e instituições educativas, formativas e sociais, assim como empresas, num esforço transversal de qualificação. 

Claro fica o enfoque no envolvimento dos agentes e atores locais, em candidaturas, projetos, concursos, prémios, ações de formação, conferências e outros eventos e iniciativas com impacto nos níveis e práticas de leitura dos munícipes, tendo no horizonte também mobilizar apoios financeiros de programas comunitários.

 

PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA NO CONCELHO

A Biblioteca Municipal de Anadia, desde a sua inauguração, em 2008, tem vindo a dinamizar um vasto conjunto de atividades e ações, direcionadas aos vários segmentos da população, com o intuito de promover o livro e a leitura no concelho.

Têm sido várias as iniciativas desenvolvidas, desde o “Contos & Fraldas” para bebés, passando pela “Hora do Livro” e “Teatro de Fantoches” para crianças entre os 3 e os 10 anos, “Leituras sem idade” para os seniores, “Abril Leituras Mil” para os utilizadores da biblioteca, até à “A poesia anda nas ruas de Anadia” para a comunidade escolar.

A “Biblioescola” e a “Bibliosocial” são outros dois projetos em que, periodicamente, a Biblioteca se desloca às escolas do 1º Ciclo e às IPSS’s, levando livros. Ainda no âmbito da promoção da leitura, dinamiza diversos concursos em que a leitura está presente, como o “Letras da Primavera”, “Ler e Aprender” e o Concurso Intermunicipal de Leitura.

 

 

Fonte: Município de Anadia