As Escolíadas Glicínias Plaza celebram, em 2020, 30 anos de existência e, consequentemente, realizam a 31.ª edição do festival artístico. De 24 de abril a 6 de junho, os estabelecimentos de ensino da zona Centro, vão celebrar a energia dos seus alunos e professores através das artes. Esta quarta-feira sorteou-se a participação dos distritos de Coimbra, Aveiro e Viseu, ficando apenas a faltar o sorteio do mais recente distrito a juntar-se à festa das artes, Leiria. Ao todo, mais de vinte e cinco agrupamentos de escolas, colégios e escolas profissionais da zona centro vão celebrar “o melhor do secundário” com provas de teatro, música, dança, artes plásticas e claque.

As primeiras escolas a entrar em cena atuam no Centro de Artes e Espetáculo da Figueira da Foz, nos dias 24 e 25 de abril; segue-se o palco do Teatro Aveirense no fim de semana seguinte, a 1 e 2 de maio; por último, entram em cena os últimos estabelecimentos de ensino a 8, 9 e 10 de maio na Casa da Cultura de Ílhavo. As escolas de Leiria, com data prevista para 15 de maio, conhecerão o sorteio ainda em fevereiro.

As novas casas “escoliásticas” recebem as finais dos polos a 22, 23 e 24 de maio no Centro de Artes de Águeda e a finalíssima do evento, no fim de semana seguinte, a 30 de maio, no Multiusos de Febres, em Cantanhede. A já tradicional gala de celebração da 31.ª edição acontece a 6 de junho, na Mealhada.

Até lá existe muita preparação e muito trabalho de todas as escolas envolvidas, num festival que pretende promover as artes e o convívio interescolar através da educação não formal. Brevemente, serão colocados os bilhetes à venda.

Antes das Escolíadas Glicínias Plaza, a Associação Escolíadas promove, já na próxima semana, o ArtCamp Show e o primeiro Forum para as Artes na Juventude e na Educação e, a par desta iniciativa Erasmus+, as Escolas Júnior com o Agrupamento de Escolas de Mira e com o Agrupamento de Escolas de Esgueira, cujos espetáculos serão a 21 de março e a 28 de março, respetivamente.

 

 

Fonte: Escolíadas – Associação Recreativo-Cultural