No âmbito do projeto Realiza.te, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, estão a ser implementados, em toda a Região, Ambientes Inovadores de Educação para a promoção do sucesso dos/as alunos/as.

Estes ambientes inovadores têm como objetivo reforçar a aquisição de recursos tecnológicos e outros no processo de ensino e aprendizagem em todos os municípios, apoiando os professores e alunos nas suas práticas diárias. Cada município desenvolveu um projeto pedagógico em torno deste conceito, assumindo cada um a sua especificidade, sendo o comum a todos a melhoria das aprendizagens dos alunos/as em contexto disciplinar.

Estes projetos encontram-se em diferentes fases de implementação e foram desenhados pelas escolas e municípios. Neste sentido, os municípios, agrupamentos de escolas e centros de formação das associações de escolas estarão reunidos no próximo dia 27 de janeiro, em Miranda do Corvo, numa sessão de trabalho, onde abordarão as seguintes temáticas, sob as quais os projetos se desenvolvem: as salas de aula do futuro e a aprendizagem; portáteis, plataformas, recursos e aprendizagem; os robots e a aprendizagem. Contarão ainda com a presença de dois oradores e facilitadores ao longo do dia: João Carlos Sousa e Marco Bento.

Esta ação tem como objetivo ser uma partilha e reflexão entre todos/as, fomentando o trabalho em rede, seja entre projetos semelhantes seja entre equipas que seguiram caminhos diferentes de planeamento pedagógico.

O projeto Realiza.te é cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

 

 

Fonte: Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra