A cerimónia de entrega do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, relativo ao ano letivo 2018/19, vai ter lugar, no próximo dia 18 de dezembro, pelas 16h 30m, no Cineteatro Anadia. O galardão tem como principal objetivo distinguir os melhores alunos das escolas da rede pública e privada do concelho de Anadia.

De recordar que o Prémio foi instituído, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa destinado a homenagear o filólogo anadiense e a distinguir os melhores alunos do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas de Anadia, contemplando, a partir da vigésima segunda edição, também o ensino profissional.

Até ao ano letivo 2011/2012, o prémio foi atribuído ao melhor aluno de cada um dos níveis de ensino mencionados, havendo, assim, um premiado em cada nível. No entanto, o Município de Anadia entendeu dever compensar a excelência do trabalho e a dedicação de mais alunos, passando a distinguir três alunos por escola (Escola Básica N.º 2 de Vilarinho do Bairro, Escola Básica e Secundária de Anadia, Salesianos de Mogofores e Colégio Nossa Senhora da Assunção) e por ciclo de ensino. Entretanto, o prémio foi também alargado aos melhores alunos do ensino profissional (Escola Básica e Secundária de Anadia e Escola de Viticultura e Enologia da Beira Litoral/Escola Profissional de Anadia), sendo distinguidos, no total, trinta e seis alunos.

Aos alunos com a melhor classificação será atribuído um prémio pecuniário no valor de duzentos e cinquenta euros e o respetivo diploma, sendo os restantes distinguidos com menções honrosas.

O Município de Anadia está convicto de que a entrega deste prémio constitui um incentivo à melhoria contínua do desempenho escolar e à construção do percurso formativo de alguns jovens.

 

 

Fonte: Município de Anadia