O Luso ficará ainda mais iluminado na noite do próximo sábado, 30 de novembro, com a “Festa da Luz”, um evento que marca o início da época natalícia na vila termal do concelho da Mealhada. Este ano, a “gigante” árvore de Natal luminosa mudará de local e trará consigo uma outra, feita pela população com materiais naturais e que conta com o apoio da Fundação Bussaco. A casa do Pai Natal será outra das novidades numa festa que só terminará a 5 de janeiro e na qual se mantém o Roteiro de Presépios por toda a freguesia. As entradas são gratuitas.

Começa no próximo sábado e só termina a 5 de janeiro, tornando a vila do Luso, durante um mês, ainda mais iluminada com enfeites e programação, promovidos pela Associação AquaCristalina, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara da Mealhada e da Junta de Freguesia de Luso, cabendo a esta última, em 2019, o total financiamento da iluminação.

A medida permitiu que, com a restante da verba – da Câmara e de angariações feitas ao longo do ano -, a associação pudesse trazer assim novidades à época festiva, tal como uma “Casinha do Pai Natal”. Um espaço que estará na Tenda de Natal, junto à Fonte de São João, no centro da vila, e que funcionará durante todos os domingos, das 10h às 17 horas, até ao dia 22 de dezembro inclusive. Ali a animação estará sempre garantida e o Mercado levará aos visitantes produtos regionais e muito artesanato. “A ‘Casinha do Pai Natal’ será o mais apetecido pelas crianças, onde poderão tirar fotografias e estar um bocadinho com o Pai Natal”, explicou, ao nosso jornal, Inês Seabra, da Associação AquaCristalina.

No próximo sábado será o dia de se ligarem todas as iluminações na avenida principal e no centro da vila. A festa começa pelas 19h 30m e no local haverá música, animação, fogo de artificio e comes e bebes, onde não faltará cabidela e sandes de leitão, filhoses, caldo verde, pasteis de bacalhau e espumante da Bairrada. O ponto alto dar-se-á com o “acender das luzes de Natal”.

O Luso estará, assim, iluminado até 5 de janeiro, altura em que se realizará um Concerto de Natal, pelas 15h 30m, com o Grupo Regional da Pampilhosa do Botão e o Grupo Coral Stella Maris.

Para além disso, a partir de 8 de dezembro, por toda a freguesia lusense haverá o tradicional Roteiro de Presépios de Rua, que contempla mais de trinta autênticas “obras de arte”. “Há sempre muita variedade. As populações de todas as aldeias costumam empenhar-se muito neste roteiro”, elogiou ainda Inês Seabra.

A fazer parte da organização que promove a animação cultural de Natal na vila do Luso desde 2012, a jovem não tem dúvidas de que o evento é já um marco na agenda de muitos turistas. “Recebemos imensos e-mails durante o ano, de pessoas de Lisboa ao Porto, a perguntarem se vamos promover o Mercado de Natal”, explica Inês Seabra, garantindo que “cada vez mais as famílias querem fugir aos centros comerciais e às massas de outro tipo de eventos”. “Aqui, deparam-se com uma vila pacata e tranquila”, afiança.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados