A Caminhada Solidária Noturna (CSN) de Oliveira do Bairro foi adiada para sábado, 28 de setembro, em virtude das condições meteorológicas previstas para o dia de amanhã.

Para além desta caminhada, que mantém o horário de início (20 horas), foram também adiadas todas as restantes atividades inseridas na iniciativa Mix&Move Oliveira do Bairro – Semana Europeia da Mobilidade marcadas para este sábado e domingo.

Para este sábado, estava marcada a celebração do Dia Europeu Sem Carros, com cerca de duas dezenas de atividades a decorrer durante todo o dia na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto, encerrada ao trânsito, passando agora para dia 28 de setembro. Para além da Caminhada Solidária Noturna, também o concerto dos “Insert Coin” foi adiado para o mesmo dia.

Tendo em conta o adiamento da CSN, as inscrições para esta iniciativa vão continuar até à próxima segunda-feira, 23 de setembro, podendo ser concretizadas através de um formulário on-line, disponível no site do Município, em www.cm-olb.pt, e nas página de facebook da autarquia e da iniciativa Mix&Move Oliveira do Bairro.

Relembre-se que a Caminhada Solidária Noturna é promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários locais (AHBVOB). O valor angariado em donativos e nas inscrições, que é de três “balões”, será entregue diretamente a esta associação, para a aquisição de uma ambulância de transporte de doentes.

A edição de 2018, que contou com mais de quatro mil participantes, permitiu à associação angariar um valor superior a dezassete mil euros em inscrições e quase quinze mil euros em donativos de empresas. Deduzido o custo de aquisição dos kits de participação, a AHBVOB conseguiu arrecadar quase vinte mil euros de receita, que foi aplicada na compra de equipamento operacional, tal como já tinha acontecido com o valor angariado em 2017.

Relembre-se que os montantes alcançados nas duas primeiras edições, em 2015 e 2016, foram aplicados na aquisição de uma ambulância de socorro, que se encontra ao serviço da associação e da comunidade.

Recordando as edições anteriores, o vice-presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Jorge Pato, destacou o ambiente vivido, com “famílias inteiras, netos, filhos e avós, com bebés nos seus carrinhos, grupos de amigos e de colegas de empresa, todos equipados com balões com leds e óculos e pulseiras de neon, alguns com pijamas ou com disfarces tipo carnaval, a caminhar e a dançar em autêntico ambiente de festa e confraternização por uma causa solidária”.

Oliveira do Bairro foi uma das três cidades finalistas dos “European Mobility Week (EMW) Awards” do ano passado, promovidos pela Comissão Europeia, na categoria de menos de 50.000 habitantes, pela sua organização da Semana Europeia da Mobilidade – Mix&Move 2018.

 

Sobre a Caminhada Solidária Noturna (CSN)

A CSN é uma caminhada de cerca de cinco quilómetros, em que os participantes levam uma t-shirt exclusiva do evento, um balão com uma luz LED e vários adereços néon, que dão um colorido fantástico ao longo de todo o percurso, em que a iluminação pública é reduzida ao mínimo, de forma a potenciar o efeito cromático dos néon.

A acompanhar os participantes, vão seguir dois trios elétricos, para que a caminhada se faça também a dançar, com grande animação. Ao longo do percurso, vão surgindo pontos de animação com várias surpresas. Nas edições anteriores, já houve fogo de artifício, banhos de espuma, bolas de sabão, confettis, dançarinos e o acompanhamento de bicicletas e figuras gigantes iluminadas, para além de outras atividades paralelas que melhoraram a experiência dos participantes.

No dia da caminhada, 28 de setembro, os inscritos levantam o seu kit de participação mediante um donativo de, no mínimo três “balões”, entregue diretamente à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, presente no local. O procedimento poderá ser feito das 9h às 19 horas, junto à Biblioteca Municipal.

O referido kit de participação inclui uma t-shirt técnica exclusiva do evento, acessórios neon, um balão com luz led no interior e material promocional dos patrocinadores.

 

Sobre a Semana Europeia da Mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade, que vai já na 18.ª edição, realiza-se anualmente entre os dias 16 e 22 de setembro e faz parte do calendário de eventos e atividades não só do Município de Oliveira do Bairro, mas também de muitas cidades e vilas de toda a Europa e também já de outros continentes. Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.

Esta edição, com o tema inspirador “Caminhar e Pedalar em Segurança” e sob o slogan “Caminha connosco” pretende evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à nossa saúde e ao Ambiente, como também à nossa conta bancária! Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis.

 

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro