O grupo “InCantus” – Tocares e Cantares de Avelãs de Cima vai animar a noite do próximo dia 14 de junho, na Praça da Juventude, em Anadia, no âmbito do “Às Sextas na Praça”, promovido pelo Município de Anadia.

O “Incantus”, enquanto grupo, formou-se em 2014, sendo constituído por uma diversidade de elementos oriundos de vários pontos da Freguesia de Avelãs de Cima, tendo efetuado a sua apresentação pública, em junho de 2015, em Anadia, no decorrer da Feira da Vinha e do Vinho.

A génese deste projeto, teve a sua raiz na Associação Cultural e Recreativa da Cerca – S.Pedro, por via de workshops de música, ministrados por Fernando Guerreiro, a partir de 2010, de onde surgiram a maioria dos músicos que hoje integram o “Incantus”.

O vasto património literário popular existente na Freguesia, funcionou como segundo motor de inspiração, com o “InCantus” a dar voz aos muitos poetas da freguesia, através das suas cantigas e tocares.

Em 2018, o grupo gravou o seu primeiro disco de originais, onde se cruzam vários estilos musicais, sendo que o denominador comum é tradicional português. Os seus espetáculos repartem-se entre originais, temas tradicionais e música do mundo.

 “Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música, e não só, as noites de sexta-feira, numa organização da Câmara Municipal de Anadia, contribuindo assim para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, grátis, que dá palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

Pelo palco da Praça da Juventude já passou, no passado dia 7, o grupo “The Youngsters & an Old Guy” que presenteou a plateia com um variado leque de músicas desde o rock, passando pelo jazz e blues até ao folk.

O ciclo de espetáculos prossegue, no próximo dia 21, com a atuação dos “Jovens Talentos de Anadia”.

 

Fonte: Município de Anadia