A Câmara Municipal de Anadia vai proceder à apresentação e abertura das novas instalações do Mercado de Vilarinho do Bairro, no dia 25 de abril, pelas 13h 30m. Contudo, a sua entrada em pleno funcionamento, acontecerá, no domingo, dia 28, com a realização da primeira feira e mercado no novo espaço. O investimento total rondou o milhão e meio de euros, suportado na íntegra pelo orçamento camarário.

O projeto foi elaborado por forma a atribuir uma nova configuração e organização ao mercado de Vilarinho do Bairro, tendo sido criado um espaço polivalente, nomeadamente para mercado, feiras e outros eventos ao ar livre, melhorando assim as condições da atividade comercial ali realizada.

Pretendeu-se, acima de tudo, que a infraestrutura seja mais funcional, tendo para tal sido criada uma malha de arruamentos mais densa, possibilitando uma melhoria na circulação de pessoas, quer para vendedores quer para o público em geral.

Por outro lado, o Mercado de Vilarinho do Bairro está dotado de boas acessibilidades e de estacionamento. Os seus utilizadores contam com um parque de estacionamento, com capacidade para cerca de trezentos lugares, nove dos quais para pessoas com mobilidade reduzida.

O recinto da feira tem várias entradas, devidamente sinalizadas e com informações aos seus utilizadores. No seu interior, haverá sinalética adequada para que as pessoas possam identificar em que zona do Mercado se encontram, bem como orientações sobre as várias áreas comerciais, desde talhos, peixarias, venda de legumes, frutas, doces, zona de restauração, instalações sanitárias, entre outras áreas de apoio.

A vertente ambiental não foi esquecida. Os feirantes e os utilizadores do Mercado têm ao seu dispor, espalhados pelo recinto, vários ecopontos. O Município pretende, desta forma, sensibilizar as pessoas para as boas práticas ambientais, no sentido de colaborarem na separação do lixo, contribuindo, assim para minimizar os encargos na limpeza do mercado, mas, sobretudo, para criar um ambiente mais sustentável, um espaço mais digno e asseado para que Anadia seja, cada vez, um “Município mais Verde”.

A Câmara Municipal de Anadia e a Junta de Freguesias de Vilarinho do Bairro agradecem ainda a boa compreensão de todos os munícipes e feirantes pelos transtornos causados, durante o período da empreitada desta nova infraestrutura.

 

Fonte: Município de Anadia