A Câmara Municipal da Mealhada quer melhorar a gestão de resíduos e, para tal, vai desenvolver um programa de sensibilização para as boas práticas dirigido a diversos públicos: das crianças às empresas e população geral. A apresentação do programa acontece dia 4 de abril, às 14h 30m, no Espaço Inovação Mealhada.

Ciente de que há muito a fazer e muito por onde melhorar, o Município da Mealhada candidatou-se ao um programa do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) destinado a apoiar ações de sensibilização com vista à valorização de resíduos urbanos. “Pensar Global, Agir Local” é o nome do programa que terá início quinta-feira e que vai incluir atividades em diversos locais, como o Centro de Interpretação Ambiental, as escolas do concelho e a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, SA.

O Município procura elevar as taxas de valorização de resíduos e, para o fazer, terá de incentivar e convencer a população e os produtores de resíduos da necessidade de boas práticas no que respeita ao seu tratamento.

Esta quinta-feira, na sessão de apresentação do programa, estarão presentes diversas entidades que foram chamadas a participar no mesmo, assumindo-se como parceiros – com assinatura de Manifestação de Interesse, como a ERSUC, o Município de Penacova e a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA).

 

PROGRAMA

4 de abril | 14h 30m | Espaço Inovação Mealhada

 

14h 30m – Sessão de boas-vindas, Guilherme Duarte – vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada

14h 45m – Projeto “Ações de educação e sensibilização sobre resíduos” – Maria da Conceição Vieira (GIAGI – Consultores em Gestão Industrial)

15h 15m – “Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos no Litoral Centro – Estado da Arte e Análise Prospetiva” – Neuza Monteiro, ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, SA

15h 45m – “A Gestão de Resíduos e os Penacovenses – Campanhas de Sensibilização Realizadas no Concelho” – Nélia Oliveira, Município de Penacova

16h 15m – “Sustentabilidade Ambiental em Contexto Empresarial – Oportunidades de Cofinanciamento para PME” – Conceição Carvalho, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, convidada pela Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira.

 

Fonte: Município da Mealhada

Imagem de Arquivo