O Município de Oliveira do Bairro garantiu um apoio de 38.594 euros do Fundo Recomeçar, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para a aquisição de equipamentos a utilizar em atividades relacionadas com a prevenção e combate a incêndios rurais.

A assinatura do documento de aceitação foi feita no passado dia 22 de março, em cerimónia realizada na sede da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra, pela Vereadora Lília Ana Águas.

O projeto apresentado pelo Município, e que viu o apoio aprovado, irá traduzir-se na aquisição de um trator agrícola, um corta matos e um reboque cisterna galvanizada com bomba, que serão utilizados para a realização de intervenções preventivas no controlo de matos, redução de material combustível e apoio ao combate.

O Fundo Recomeçar – Ambiente, lançado pela Santa Casa Misericórdia de Lisboa, é destinado a apoiar iniciativas promovidas por entidades públicas ou privadas, que visem a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio, através da reconstrução de infraestruturas, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de projetos de atividades, em benefício da respetiva economia e da população, nas zonas afetadas pelos incêndios ocorridos entre 15 e 16 de outubro de 2017.

Foram destinatários deste Fundo todas as entidades públicas ou privadas, nomeadamente as autarquias locais, associações públicas e privadas e empresas, que apresentassem a sua candidatura nos termos de regulamento e cujos projetos visassem as freguesias afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro de 2017, identificadas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 4/2018 e no Despacho nº 107-A/2017, de 7 de dezembro.

No concelho de Oliveira do Bairro estavam abrangidas a União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa e as Juntas de Freguesia de Oiã e da Palhaça.

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro