Os mealhadenses, Gisela e Telmo Oliveira, a dupla de arquitetos da WisHome, foram os responsáveis pela idealização e conceção do stand do Município da Mealhada na Bolsa de Turismo de Lisboa, certame que acontece até ao próximo domingo, dia 17 de março.
Nas suas principais características, a obra tem em destaque a Mata Nacional do Bussaco, com um imponente jardim vertical que remete, no imediato, para a “ilustre” Mata candidata a Património da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), complementado por meios digitais dando relevo ao património arquitetónico e religioso da Mata. “A Mata está mais elevada em relação aos outros elementos por ser também o local mais alto do Município”, declarou, ao «Bairrada Informação», Gisela Oliveira.
O Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada está representado com tecnologia “touchscreen”, onde se podem ver imagens e descrição do evento que “atrai milhares de pessoas à Mealhada”.
A vila termal do Luso está personificada com sete bicas de onde corre água, remetendo o visitante para a mítica Fonte de São João. Um apontamento que encaminha para a marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, onde a garrafeira iluminada enaltece os vinhos do concelho e o forno o leitão e o pão.
“O stand vive muito da interatividade criada com o visitante, quer através das degustações – de pão, de leitão, de vinhos e até da doçaria associada -, de sorteios com estadias no concelho, de espetáculos de samba e de espetáculos teatrais, quer através de recursos a meios multimédia, como o ‘selfie point’, os óculos de realidade virtual, a mascote (também ela criada por uma ‘amiga’ da Mealhada, a artista Suzie Peterson) e ‘touch screens’ que transportam e contam histórias ao visitante”, explica, ao nosso jornal, fonte da Autarquia, que acrescenta que “como habitualmente, o município está acompanhado de um restaurante, este ano ‘O Castiço’, que terá a respnsabilidade de ‘defender’ o leitão, a água, o pão e o vinho da região”.
Mónica Sofia Lopes