Os mealhadenses, Gisela e Telmo Oliveira, a dupla de arquitetos da WisHome, foram os responsáveis pela idealização e conceção do stand do Município da Mealhada na Bolsa de Turismo de Lisboa, certame que acontece até ao próximo domingo, dia 17 de março.

Duarte Gouveia (também arquiteto na WisHome) com os irmãos Gisela e Telmo Oliveira

Nas suas principais características, a obra tem em destaque a Mata Nacional do Bussaco, com um imponente jardim vertical que remete, no imediato, para a “ilustre” Mata candidata a Património da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), complementado por meios digitais dando relevo ao património arquitetónico e religioso da Mata. “A Mata está mais elevada em relação aos outros elementos por ser também o local mais alto do Município”, declarou, ao «Bairrada Informação», Gisela Oliveira.

O Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada está representado com tecnologia “touchscreen”, onde se podem ver imagens e descrição do evento que “atrai milhares de pessoas à Mealhada”.

A vila termal do Luso está personificada com sete bicas de onde corre água, remetendo o visitante para a mítica Fonte de São João. Um apontamento que encaminha para a marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, onde a garrafeira iluminada enaltece os vinhos do concelho e o forno o leitão e o pão.

“O stand vive muito da interatividade criada com o visitante, quer através das degustações – de pão, de leitão, de vinhos e até da doçaria associada -, de sorteios com estadias no concelho, de espetáculos de samba e de espetáculos teatrais, quer através de recursos a meios multimédia, como o ‘selfie point’, os óculos de realidade virtual, a mascote (também ela criada por uma ‘amiga’ da Mealhada, a artista Suzie Peterson) e ‘touch screens’ que transportam e contam histórias ao visitante”, explica, ao nosso jornal, fonte da Autarquia, que acrescenta que “como habitualmente, o município está acompanhado de um restaurante, este ano ‘O Castiço’, que terá a respnsabilidade de ‘defender’ o leitão, a água, o pão e o vinho da região”.

 

Mónica Sofia Lopes