O Domingo, dia 21 de outubro, apresentou-se bastante cinzento com ameaças de chuva. No entanto, isso não impediu que pairasse no ar uma alegria que ia crescendo à medida que os peregrinos iam chegando ao Santuário. Era a 32.ª Peregrinação Nacional da Família Salesiana. Do alto da sua estátua majestosa, Maria Auxiliadora ia acolhendo cada um dos que chegavam, alegres, felizes por ter vindo ao encontro da Mãe. Já não interessavam as ameaças de chuva, porque todos agora desejavam a chuva de graças com que Nossa Senhora Auxiliadora os iria inundar, neste dia de festa, neste dia há muito desejado pelo coração e cuidadosamente preparado. Os encontros no pátio do Colégio Salesiano foram de transbordante alegria. Como família, todos eram já conhecidos de outros anos. Este ano vieram mais que nos anos passados, mas mesmo esses eram acolhidos com o carinho de família.
Já no Ginásio do Colégio, preparado com uma especial atenção e beleza, os cerca de setecentos peregrinos puderam perceber bem o tema desta Peregrinação – FAMÍLIA SANTIFICADA, façamos da família um lugar de evangelização pelo amor e a oração – quando toda a Família Power fez com eles a oração da manhã, segundo a simplicidade profunda da sua oração familiar de todos os dias. Tocante a reza de um mistério do terço dirigido pela pequenina Sara de cinco anos.
Seguidamente, quatro casais deram testemunho da sua vida familiar de oração, de inserção ativa na vida da Igreja local e de serviço ao próximo mais necessitado. Uns minutos para breves notícias de família salesiana e eclesial: Sínodo dos Bispos, 80º aniversário da presença salesiana em Mogofores, realização, para breve, do Capítulo Provincial sobre a resposta mais adequada a dar aos jovens, e uma breve exposição feita pela Provincial das FMA sobre os 150 anos da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora de Turim.
Um grupo de antigos alunos salesianos quis prestar uma homenagem simples, mas cheia de admiração e gratidão ao senhor P. Simão Pedro Cruz, na ocorrência do seu 50º aniversário de ordenação sacerdotal. Presente, o P. Simão agradeceu este gesto tão bonito e carinhoso. Não se terminou esta sessão da manhã sem uma referência de gratidão e homenagem, simples, mas sincera, ao P. Jerónimo Rocha.
A Eucaristia levou todos os peregrinos ao interior do Santuário, primorosamente ornamentado com flores escolhidas, com pormenores de beleza onde se liam carinho, sincera arte de bem receber irmãos e sentida alegria por estarmos todos em família. Foi, sem dúvida, o momento mais alto da peregrinação.
Presidiu o senhor Bispo de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos, admirador confesso deste Santuário que engrandece a sua Diocese e amigo indefetível da família salesiana. A sua presença é disso testemunho.
Ao início da tarde saiu a procissão com o andor de Nossa Senhora Auxiliadora. A ameaça de chuva não passou disso e, com os acordes musicais da Banda Juvenil Salesiana de Poiares e a reza do terço, foram percorridas ruas de Mogofores pelos peregrinos de todas as idades e pelos fiéis da localidade, com grande amor e devoção.
E faltava o último número do programa já realizado dentro do Santuário: a Família Salesiana renovou as suas promessas de amor a Deus e à Virgem Auxiliadora, no carisma de D. Bosco.
Toda a Família Salesiana aqui se reuniu neste dia e não faltou a presença amiga e entusiasmante do Provincial dos Salesianos de Dom Bosco, Pe. José Aníbal Mendonça, que presidiu a esta Peregrinação, e da Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Rosa Cândida Gomes.
Maria a todos acolheu com o seu manto materno e, na despedida, não deixou sem as suas graças os filhos que vieram visitá-l’A ao seu Santuário, em Mogofores.
Texto: Padre Joaquim Taveira da Fonseca