É já a partir do próximo sábado, 7 de julho, que fica disponível ao público, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, a panóplia de exposições “Brind’Art”, da Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada (AAPB), e as individuais de Dina Lopes, DoAmaral e Pedro d’Oliveira. A inauguração, marcada para as 17 horas, de 7 de julho, revelará obras que os artistas bairradinos dedicaram à temática vitivinícola e à identidade territorial da Bairrada.

Promovido pela Câmara de Anadia, o novo ciclo expositivo conta com trabalhos de cinquenta e oito elementos da AAPB, que estão munidos de diversidade de estéticas e de técnicas. Fundada em 1994, a associação, com sede no município anadiense, surgiu na sequência do encontro de artistas bairradinos na exposição “A Bairrada vista pelos seus pintores…”, promovida pelo Município em 1993.

Neste ciclo, Dina Lopes, natural de Anadia, dá a conhecer “Bairrada: Essência e História”, onde reúne nove obras, sendo a maior parte delas proveniente de coleções onde a artista se encontra representada. Com um currículo de duas décadas, onde figuram numerosas exposições, no país e no estrangeiro, a artista tem “desenvolvido uma técnica muito própria que a leva viajar no Tempo e no Espaço através da sobreposição de Imagens e Transparências”.

É com “25 Anos nas Tintas” que DoAmaral assinala um quarto de século de presença em exposições. Nascido em Angola e formado no Brasil, é em Portugal que Carlos Amaral vive e foi em Anadia que, em 1993, expôs pela primeira vez, justamente na mostra que acabou por dar origem à AAPB, da qual é um dos fundadores. Representado em numerosas coleções portuguesas e estrangeiras, e com participação frequente em exposições individuais e coletivas, é autor de uma “vasta obra” que “assenta sobretudo em quatro linhas fundamentais: o realismo, o cubismo, o surrealismo e o figurativismo, onde o domínio das cores vibrantes é preponderante!”.

Por fim, Pedro d’Oliveira leva “Água, Pão, Vinho, Alegria” ao Museu do Vinho Bairrada. O artista anadiense. No seu currículo constam-se frequentes participações em mostras e grande representação em coleções.

As quatro mostras podem ser visitadas de terça a sexta feira, das 10h às 13 horas e das 14hàs 18 horas, e aos fins-de-semana e feriados, das 11h às 19 horas, e estarão patentes até 27 de setembro, data em que se assinala o décimo quinto aniversário do Museu do Vinho Bairrada.