Para melhor perceber o desenvolvimento da Linguagem é necessário saber que a comunicação, linguagem e fala são diferentes apesar de estarem interligadas.
Conceitos.
Comunicação: Processo de troca de informação que se estabelece entre duas ou mais pessoas de forma a influenciar o comportamento do outro.
Linguagem: Capacidade de usar e compreender conceitos de forma a ser possível pensar e comunicar.
Fala: Ato motor de articulação de sons para transmitir a linguagem como as palavras e as frases.
A criança começa por aprender a comunicar, gradualmente vai desenvolvendo a sua linguagem e, finalmente, usa a fala, pode comunicar sem ter adquirido ainda a linguagem!
A criança precisa de oportunidades para conversar, o que requer tempo por parte do adulto para a ouvir e para falar com ela.
Desde que nasce a criança comunica, vai desenvolvendo gradualmente a sua linguagem e só mais tarde usa a fala.
No entanto, inicialmente a comunicação do bebé não é intencional (chora quando tem fome ou sono), isto é, ela é capaz de comunicar e transmitir uma mensagem sem ter qualquer intenção. Ao longo do tempo, conforme vai crescendo e evoluindo, demonstra mais intenção na sua interação, utilizando outras formas de comunicar como é o caso da expressão facial, o gesto e a postura corporal. Desta forma, os alicerces para todo o desenvolvimento da linguagem vão-se construído.
Primeiramente, a criança compreende o que lhe é dito e só posteriormente se expressa utilizando sílabas, palavras ou frases. É fascinante como as crianças desenvolvem a sua linguagem de dia para dia!
Porém, para que exista este desenvolvimento é importante que a criança sinta motivação e propósito para comunicar. A comunicação e a linguagem devem ser incentivadas desde o nascimento. Independentemente da forma como a criança diz o que quer transmitir, é crucial incentiva-la a comunicar, mostrando interesse pelas suas intenções. É essencial dialogar com ela, dar-lhe várias oportunidades e não desistir.
As crianças para comunicar/adquirir a linguagem e mais tarde a fala precisam de oportunidades para conversar, o que requer tempo por parte do adulto para as ouvir e para falar com elas!
Cada criança é única e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento da linguagem, ou seja, pode variar de criança para criança aproximadamente, 6 meses. Contudo, existem linhas orientadoras da aquisição típica que se devem ter em conta. As tabelas que se seguem apresentam as etapas de aquisição de linguagem dos 0 meses até aos 3 anos.
Nestas faixas etárias, devemos ajudar a criança a desenvolver o gosto pela comunicação, mostrando que é divertido e que só é possível relacionarmo-nos com os outros através dela.
Comunicar abre o mundo do bebé a novas experiências e estímulos que o ajudarão a desenvolver uma personalidade curiosa, a observar e a refletir sobre o que a rodeia.
O papel dos pais é educar, motivar e ajudar o filho a adquirir modelos de linguagem corretos através de uma atitude positiva, de incentivo e de valorização do esforço da criança.
Seguem-se algumas estratégias para desenvolver as competências de comunicação e de linguagem da criança:
Falar com a criança e não para a criança.
Falar devagar e estabelecer contato visual com a criança.
Estimular a aquisição de vocabulário, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem através da leitura de histórias.
Elogiar as respostas e assumir uma atitude de interesse e entusiasmo pelas respostas e questões colocadas pela criança.
Acrescentar informação ao reformular o discurso da criança.
Usar uma linguagem correta, rica e diversificada e evitar expressões como “chicha” em vez de “carne“.
Usar palavras novas, explicando o seu significado através de exemplos acessíveis à criança.
Incentivar a aquisição de novo vocabulário cantando, lendo lengalengas ou fazendo rimas com a criança.
Fazer perguntas abertas (o que fizeste hoje? o que foi o almoço?), ajudando a criança a refletir sobre as suas ações e sobre as situações do dia-a-dia, produzindo memórias duradouras.
Descrever o que se está a fazer no dia-a-dia, conversando e interagindo com a criança.
Dedicar tempo de qualidade em família, onde haja espaço para fazer atividades em conjunto e estimular o diálogo.
Assim, a criança adquire imensas competências da linguagem, porém necessita de todo o meio envolvente, bem como os seus estímulos para que esta evolução seja positiva.
Reflexão de Ana Paula Reis – Educadora de Infância na
Creche do Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa
Imagem: FeeLoona (pixabay.com)
Bibliografia;
Rombert, J. (2013). O gato comeu-te a língua. Lisboa: A esfera dos livros.
Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Sim-Sim,I., Silva, A. C., & Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância. Textos de Apoio para Educadores de Infância.
(Ministério da Educação; & Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Eds.). Lisboa