O Espaço Inovação da Mealhada (EIM), um equipamento de serviço público tutelado e gerido pela Câmara Municipal, abriu candidaturas para a ocupação de salas de trabalho.

As salas destinam-se a acolher projetos resultantes de parcerias ou protocolos municipais, cujas finalidades sejam a integração na comunidade e no mundo do trabalho, a promoção do empreendedorismo jovem, a revitalização de atividades económicas e a consolidação do tecido empresarial concelhio.

Podem também concorrer à ocupação das salas de trabalho os titulares/promotores de ideias ou projetos inovadores de cariz empreendedor, que assentem na valorização dos recursos da região e na promoção do desenvolvimento económico, social e tecnológico. E ainda associações promotoras e de apoio ao desenvolvimento do concelho.

As associações, pessoas singulares, grupos informais ou pessoas coletivas são candidatas à utilização das salas de trabalho desde que legalmente constituídas há menos de doze meses. As pessoas coletivas legalmente constituídas há mais de doze meses podem ser candidatas às salas de trabalho, desde que sediadas no concelho da Mealhada.

O EIM, projeto sem objetivos financeiros, assume-se como um espaço multifuncional, aberto à comunidade, de acolhimento gratuito de ideias e projetos inovadores em diferentes fases de desenvolvimento, de diferentes agentes, entidades e áreas, que visem a promoção dos recursos endógenos da região, o crescimento económico, a coesão e o desenvolvimento sustentável do concelho e da região.

Um dos principais objetivos do EIM é a captação e fixação de talento e a promoção do espírito de iniciativa, mas também o de contribuir para a promoção, dinamização e valorização do concelho com destaque para o incremento das atividades sociais, culturais e para a revitalização das atividades económicas tradicionais.

Os espaços disponibilizados no EIM são áreas de uso comum (área de estacionamento, receção, cafetaria/bar, instalações sanitárias), espaços de apoio às atividades de utilização limitada (auditório/sala de formação, sala polivalente e sala de reuniões), salas de trabalho de acesso reservado (com mobiliário) e sala de trabalho partilhada (espaço aberto, compartilhado por vários utilizadores em simultâneo, com mobiliário).

Os serviços disponibilizados são os de receção, recolha e distribuição de correio e serviços gerais partilhados (água, eletricidade, internet, limpeza).

O prazo de permanência nas salas de trabalho de acesso reservado é de doze meses, com possibilidade de prorrogação por uma única vez até ao limite de doze meses (máximo de vinte e quatro meses). Já o prazo para a permanência na sala de trabalho partilhada é de seis meses consecutivos ou intercalados.

As candidaturas devem ser feitas com o preenchimento e submissão do formulário de pré-candidatura disponível em http://espacoinovacao.cm-mealhada.pt/.

Critérios de análise e seleção dos candidatos são o grau de inovação das ideias ou projetos, a contribuição para o aproveitamento das potencialidades locais e regionais, a exequibilidade do projeto, o potencial de criação de emprego e a adequação do perfil, competências técnicas e experiência do(s) titular(es) da candidatura ou dos seus membros constituintes à implementação do projeto.

 

Fonte: Município da Mealhada