Joana Sá Pereira, de vinte e quatro anos e residente na Pampilhosa (concellho da Mealhada), apresentou este sábado, dia 18 de novembro, em Arouca, a sua candidatura à presidência da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista.DSCF6143

Numa plateia composta por perto de uma centena de jovens socialistas de todo o distrito, marcaram ainda presença a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro.

No seu discurso, Joana Sá Pereira frisou que “tal como no passado, a Federação Distrital de Aveiro tem que ter hoje a capacidade de estar à frente do seu tempo e de projetar novos e importantes desafios para o futuro. Deve assumir-se como uma marca de afirmação política crítica do Partido Socialista, deve fomentar e cultivar a participação política enquanto espaço de cidadania aberta a todos os cidadãos e, não menos importante, deve ter a capacidade de ser a ousadia e a diferença, contribuindo decisivamente para a construção de uma sociedade livre e democrática”.

A jovem é Secretária Nacional da Juventude Socialista e membro do Secretariado da Federação Distrital de Aveiro da JS, liderada atualmente por Paulo Tomaz, que termina o mandato em dezembro. É ainda presidente da Assembleia de Freguesia da Pampilhosa, tendo tomado posse no passado dia 19 de outubro. Durante quatro anos liderou a Juventude Socialista na Mealhada, tendo-se despedido desta estrutura no passado dia 4 de novembro. No associativismo estudantil, Joana Sá Pereira integrou a Direção do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra e foi representante dos estudantes na Assembleia de Faculdade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

 

Na apresentação da sua candidatura recordou o papel histórico político que o distrito de Aveiro teve no passado: “Outrora o distrito de Aveiro catapultou os movimentos democráticos para o 25 de Abril, designadamente acolhendo o III Congresso da Oposição Democrática, em Abril de 1973, que representou um ponto de viragem na política nacional, quer no que respeita à política da ditadura, quer no que respeita à estratégia da oposição, que tinha estado dividida até essa altura e nesse momento convergiram as várias correntes ideológicas, políticas e democráticas.

E é justamente esta importância que o distrito de Aveiro teve no passado, na luta por uma sociedade com igualdade de oportunidades, liberdade e justiça social, que queremos ajudar a recuperar. A esquerda veio para ficar. O socialismo democrático tem ganho força em todos os concelhos do distrito de Aveiro. Nas eleições autárquicas deste ano, o Partido Socialista reforçou o seu peso eleitoral em locais onde já era poder e conquistou à oposição mais duas Câmaras Municipais. A tendência de implantação do projeto socialista democrático é hoje uma forte realidade num distrito onde a esquerda tem sucessivamente vindo a ganhar importância.”

Joana Sá Pereira, a única candidata à liderança da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista para o biénio 2017-2019, referiu ainda o papel mobilizador que a estrutura deve assumir: “Hoje, como sempre, impõe-se que continuemos na primeira linha da defesa dos direitos dos cidadãos, da conquista da sua cidadania plena e da igualdade. Os jovens socialistas do distrito de Aveiro constituem hoje parte da maior e mais decisiva organização política de juventude em Portugal que liderou importantes transformações sociais.

A Juventude Socialista é hoje uma ca(u)sa de promoção da igualdade e de liberdade, mas também de justiça social. Terá de estar no futuro, tal como esteve no passado, à altura das responsabilidades, projetando novas e importantes conquistas. Num quadro de franca evolução social, devemos assumir o compromisso inequívoco de dizer presente às exigências dos atuais desafios. Urge derrubar o muro entre quem tem os direitos todos e quem não tem direitos nenhuns. A nossa geração precisa de ver garantidos direitos como um emprego estável e digno, a possibilidade de formar uma família ou de conseguir um alojamento a preços razoáveis. O nosso futuro não pode ficar suspenso”.

 

A candidata à Federação Distrital de Aveiro da JS referiu quais serão os grandes desafios que atravessarão o seu mandato: “Estamos todos convocados para um enorme desafio que atravessará inevitavelmente o próximo mandato: as Eleições Legislativas de 2019. A consolidação de um Governo de Esquerda, que tem colocado Portugal na rota do crescimento devolvendo a esperança a todos e a cada um dos portugueses, envolver-nos-á para um compromisso de renovação dessa mesma confiança.

Mas igualmente importante será o momento de reflexão sobre que Europa queremos, a que todos seremos chamados a refletir nas Eleições Europeias em 2019. Quando em 2004, Jacques Delors exclamava que era de “novo preciso gritar que a Europa tem uma escolha entre a marginalização ou a sobrevivência, o declínio ou a sobrevivência. Porque o mundo anda depressa.” não imaginaria que em 2017 a mesma questão podia ser colocada. É nossa obrigação escolher a sobrevivência, defendendo uma Europa sem extremismos nem derivas populistas ou totalitárias, uma Europa justa, solidária, fraterna e coesa.

O desafio que hoje se coloca à social-democracia europeia é a refundação da Europa centrada nos objetivos do pleno emprego, da promoção do Estado Social e do combate às desigualdades sociais.

Só seremos sociais-democratas, enquanto formos capazes de garantir emprego para todos, um Estado-Providência público, universal e de qualidade, diminuir as desigualdades sociais e a pobreza, defender os direitos das minorias, um desenvolvimento ambientalmente sustentável e aperfeiçoar e aprofundar a nossa democracia”.

A eleição ocorrerá no XIX Congresso da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista que se realizará no dia 17 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro.

 

Fonte: Candidatura “Por Aveiro, um Compromisso de Esquerda”