A Associação Social e Cultural de Apoio a Peregrinos (ASCAP) de Banhos, freguesia de Vilarinho do Bairro, inaugurou, no passado sábado, dia 29 de julho, a piscina e o parque de lazer, localizados no espaço contiguo à Capela e aos balneários. A cerimónia foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, Dinis Torres, e pela direção da ASCAP liderada por António Simões. Um investimento total da autarquia local que ronda os 80 mil euros.

A piscina tem uma área de cento e setenta metros quadrados e a restante área de lazer mil oitocentos e trinta metros quadrados. Para além destes dois espaços a autarquia anadiense requalificou ainda o troço do Rio Levira que passa em Banhos, tendo procedido à estabilização das suas margens, limpeza e colocação de pedra. Com esta intervenção pretende-se a preservação do ambiente com vista a possibilitar atividades de caráter lúdico.

De referir que falta ainda concluir um passeio e a zona de estacionamento, cuja intervenção deverá acontecer dentro de pouco tempo.

Após o descerramento de uma lápide comemorativa, usaram da palavra o presidente da assembleia geral da ASCAP, Altino Pereira, que, em traços muitos gerais, fez uma resenha histórica da Associação, desde a sua constituição, referindo-se ao grande número de peregrinos que visitam o local, bem como das pessoas que aproveitam as águas naturais termais, cuja nascente se encontra debaixo do altar de Nossa Senhora dos Banhos.

Recordou ainda aos presentes as várias obras que foram sendo realizadas ao longo destes anos que culminaram agora com a inauguração da tão desejada piscina de água medicinal natural e do parque de lazer adjacente.

O presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, Dinis Torres, aproveitou o momento para fazer um agradecimento público à Direção da ASCAP pelo empenho e dedicação, assim como pela resiliência e a muita vontade para conseguirem concretizar esta obra. Deixou também uma palavra de agradecimento à Câmara de Anadia por todo o apoio dado, sem o qual seria difícil ou praticamente impossível concretizar este projeto.

Dinis Torres considerou ainda que “a inauguração desta obra acrescenta a todos uma mais-valia, uma vez que é uma obra ímpar no concelho que, certamente irá proporcionar muitos momentos de lazer aos seus utilizadores”.

A terminar a sessão, a presidente da Câmara Municipal, Teresa Cardoso, mostrou-se muito satisfeita, tendo começado por dizer a todos os presentes que: “Têm aqui um bonito postal!”. Sublinhou que este é um “momento histórico” para a Associação que conseguiu concretizar “um sonho há muito idealizado, fruto da envolvência destas várias entidades”.

Teresa Cardoso salientou que “o lugar de Banhos é pequeno, mas com ricas pessoas que, ao longo dos anos, mantiveram o seu sonho”. “Hoje este espaço tem condições dignas para acolher os peregrinos que anualmente se deslocam a este local”, afirmou ainda, assegurando que “o espaço de lazer vai, certamente criar uma maior dinâmica no lugar, porque irá atrair ainda mais pessoas do concelho e de toda a Bairrada”.

 

Fonte: Câmara de Anadia