Já se realizou há mais de uma semana e é apontada como tendo sido a melhor de todas as que aconteceram até hoje, contudo, não foi este um motivo suficiente para que não deixasse de ser “visitada” pelos “amigos do alheio”. Falamos da décima primeira Gala Desportiva do Município da Mealhada, que se realizou na noite de 30 de janeiro, e da qual resultou um furto a uma viatura de um dos convidados do espetáculo. A Câmara, contudo, decidiu ressarcir o prejuízo.

Enquanto “os melhores desportistas” do município da Mealhada faziam a festa no Cineteatro Messias, no centro da cidade, cá fora uma das viaturas estava a ser assaltada. Do veículo, conduzido por Miguel Leal, treinador da equipa do Boavista Futebol Clube, que estava estacionado no parque da Igreja Paroquial, foi partido o vidro lateral e foram furtados um computador portátil, um tablet e uma carteira.

O alerta foi dado pelo próprio visado, cerca das 23h 25m, aquando da sua saída do Cineteatro Municipal Messias, aos elementos da organização do evento, que “chamaram” ao local agentes do Posto na Mealhada da Guarda Nacional Republicana para tomarem conta da ocorrência. Poucos minutos depois, já a GNR de Anadia tinha em sua posse a certeira, sem dinheiro, mas com os documentos.

O assunto foi levado à reunião pública da autarquia mealhadense, que se realizou na manhã de 6 de fevereiro. “Foi uma situação muito desagradável e seria de mau tom a Câmara nada fazer. Acho que o mínimo a ser feito, a quem aceitou o convite sem nada receber em troca, é ser reembolsado pelo prejuízo”, declarou Rui Marqueiro, presidente da autarquia.

Um prejuízo, num valor superior a mil euros, que, segundo Guilherme Duarte, vice-presidente da autarquia, “não foi pedido pelo treinador visado, mas que a Câmara faz questão de ‘resolver’, por uma questão de cortesia e de reconhecimento pela disponibilidade manifestada em se deslocar à Mealhada engrandecendo a Gala do Desporto”.

Apesar disso, Marlene Lopes, vereadora pela Coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”, considera estar aberto “um precedente”. “Sou sensível à cortesia, mas ninguém deixa um carro com estas coisas lá dentro. É preciso ter-se cuidado”, disse a autarca.

Rui Marqueiro concluiu ainda: “no próximo evento temos que contratar os serviços da GNR para tentar prevenir estas situações”.

 

Imagem de Hietaparta (pixabay.com)