A menos de um ano da tomada de posse dos órgãos sociais da Associação do Carnaval da Bairrada, liderada por Victor Ferreira, a mesa da assembleia-geral volta a marcar novo ato eleitoral, para o dia 29 de setembro, depois, de na semana passada, terem apresentado as suas demissões o tesoureiro e, posteriormente, a vice-presidente da direção, alegando ambos lacunas de teor financeiro na gestão da dita associação.

Tal como noticiamos em primeira mão, o tesoureiro da direção da Associação do Carnaval da Bairrada, Márcio Freixo, apresentou a sua demissão do cargo, na noite de 16 de setembro, através de carta remetida ao presidente da mesa da assembleia-geral. No documento a que tivemos acesso o demissionário garante haver «divergência entre a visão estratégica seguida e defendida pelo atual presidente da ACB», «falta de responsabilidade (…) nas decisões que envolvem despesa» e «falta de preocupação com os orçamentos dos eventos». Há ainda reparos à utilização do cartão de multibanco por parte do presidente da direção da ACB.

Na carta, o tesoureiro informa não assumir «qualquer decisão tomada em reunião de direção, a partir da presente data», assim como «não assumir, não autorizar e denunciar qualquer utilização do cartão da ACB», admitindo, contudo, «continuar a assumir funções de tesoureiro, para o bom funcionamento da ACB e que sejam honrados os seus compromissos, até à data da substituição, ou de eleições, e respetiva tomada de posse».

Já a vice-presidente da direção, Mafalda Novais, utilizou uma rede social para dar conhecimento da cessão de funções, onde explica que, no Carnaval de 2025, «tivemos um sistema de faturação que emitia e faturava os bilhetes em talão em todas as bilheteiras do recinto. (…) No final de cada dia de desfile, solicitei as folhas de fecho de caixa (talão de fecho de todas as máquinas) de todas as caixas e em nenhuma ocasião me foram facultadas (…)».

Mafalda Novais escreve ainda que na assembleia de apresentação de contas, que se realizou no passado mês de junho, «questionei o presidente e o tesoureiro pelas folhas de fecho de caixa e fui remetida para tabelas de excel presentes no relatório (…)». A vice-presidente demissionária alega, entre outras coisas, como principal causa para a sua demissão «falta de transparência».

As demissões levaram a que, na passada sexta-feira, dia 19 de setembro, o presidente da mesa da assembleia-geral, João Veiga, tenha marcado ato eleitoral para os órgãos sociais a realizar-se a 29 de setembro, segunda-feira, das 20h30 às 23h00, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada. As listas de candidatos deverão ser apresentadas até às 22h00 do dia 27 de setembro, através do correio eletrónico carnavalbairrada@gmail.com, ao cuidado de João Paulo Veiga.

Para além do ato eleitoral, a assembleia geral votará a ata da assembleia anterior; procederá à leitura das cartas de demissão enviadas à mesa da assembleia geral; e analisará outros assuntos de interesse para a associação.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de Arquivo