A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada promove, até a próximo domingo, a tradicional Festa de Sant’Ana, no recinto envolvente à Capela na Póvoa da Mealhada. “Esta edição de 2025 destaca-se pela união entre a dimensão religiosa e o ambiente festivo e comunitário, com o envolvimento da população local e o contributo do Grupo Desportivo da Mealhada, que se associa como coorganizador das festividades de carácter recreativo”, lê-se num comunicado de imprensa, que acrescenta: “Este ano, a Festa de Sant’Ana reveste-se de especial simbolismo ao assinalar-se o centenário da imagem de Santa Ana presente na capela, elemento central da devoção local e expressão do património religioso e afetivo da comunidade”.
Com entrada livre e uma tasquinha com comes e bebes, a festa teve início esta sexta-feira, com a arruada dos gaiteiros “Os Carriços”, anunciando o arranque de um fim de semana de celebração; à tarde decorreu a Missa em honra dos Avós e de São Tiago Maior, momento de encontro intergeracional e de memória. No final da tarde de hoje, pelas 18h00, dá-se a já tradicional “Abertura do Barril”, seguindo-se o baile com o dueto “2 Vikings” e a atuação do DJ Mr. White.
No sábado, 26 de julho, o programa integra mais um ponto de referência para a comunidade: a Missa em honra de Sant’Ana, às 16h00, celebrando o dia da padroeira da SCMM e da Mealhada. À noite, a festa prossegue com o concerto de Xandinho, às 22h30, e com o DJ R10 pela madrugada dentro.
O domingo, 27 de julho, assume particular importância com o ponto alto da vertente religiosa: a Missa Campal, às 17h00, celebrada no adro da capela, à qual se segue a grandiosa Procissão de Sant’Ana. Trata-se de um dos momentos mais simbólicos e sentidos destas festividades, onde a fé e a identidade local se manifestam com especial força. Ao longo do dia, o ambiente será enriquecido pelas arruadas das filarmónicas de Luso e da Lyra Barcoucense, bem como pela matiné e baile com a banda The Yankees. Ao jantar, haverá caldo verde e pernil, num ambiente de convívio entre famílias, amigos e visitantes.
“Este evento, promovido pela SCMM, reforça a missão da instituição de estar próxima da comunidade e de valorizar o seu património religioso e cultural, contando este ano com a colaboração imprescindível do Grupo Desportivo da Mealhada na dinamização da componente lúdica do programa”, enfatiza a Misericórdia da Mealhada.
























