Os novos órgãos sociais da Associação Comercial e Industrial da Bairrada tomaram posse, na tarde do passado dia 23 de junho, aquando de uma cerimónia protocolar de inauguração de algumas obras do Município de Anadia, que contou com a presença do Ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. A nova direção da ACIB tem como presidente Rui Reste e o mandato tem a durabilidade de 2025 a 2028 (ver lista composta mais abaixo).

«Tenho um compromisso profundo com a missão desta casa, que conta com três décadas de trabalho incansável, e o de trabalhar junto das empresas e indústrias», destacou o empossado presidente da direção, referindo ainda, e dirigindo-se aos empresários, que «o vosso trabalho, coragem e capacidade de se reinventarem são o verdadeiro motor da economia do país».

Rui Reste falou também em algumas dificuldades que o setor sente, nomeadamente no que toca à escassez de mão de obra e aos encargos ao nível de impostos, garantindo que «há um esforço do Governo na redução do IRC, mas que deve ser mais significativo e assim permitir que as empresas invistam na inovação e no emprego». «Precisamos de união entre empresários, colaboradores, Autarquias e Governo», afirmou. Palavras corroboradas por Rui Santos, presidente da mesa da assembleia-geral, que disse acreditar que «uma boa relação entre o poder político e o empresarial só faz crescer o território».

O Ministro da Economia e Coesão Territorial dirigiu-se aos novos elementos dos órgãos sociais, congratulando «a disponibilidade que demonstram em trabalhar para os outros. Estas associações têm um papel importantíssimo para as empresas, sendo o apoio na resolução de muitos problemas e dúvidas». «Podem estar seguros que têm no Governo, um verdadeiro aliado para parcerias. Consideramos o lucro legítimo e damos muito valor aos empresários, que todos os dias tomam decisões e correm riscos», disse, acrescentando que «estamos a baixar os impostos, nomeadamente IRS e IRC» e que nas principais medidas aos empresários são dadas duas prioridades: «Em primeiro não estorvar, em segundo apoiar. Não estorvar com impostos e burocracias; e apoiar com subsídios».

Também Maria Teresa Cardoso, presidente do Município de Anadia, destacou que «a associação tem trilhado o seu caminho, conquistando novos sócios e procurando dar as melhores respostas aos seus associados, seja na área do comércio ou da indústria. «O Município formalizou uma parceria com a ACIB em outubro de 2023, no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, projeto no valor de 939 mil euros, apoiado pelo PRR, com conclusão prevista já no final de setembro», disse, explicando que «o tempo entre planeamento, adjudicação, entrega e implementação é curto demais para a complexidade envolvida», apelando «à decisão urgente de prorrogação dos prazos, pois sem isso, poderá estar em risco a concretização dos objetivos traçados».

Recordamos que a ACIB é uma associação sem fins lucrativos, que deu os primeiros passos em 1993 com 45 associados. Hoje conta com 650 ativos. Tem sede em Oliveira do Bairro e uma delegação em Anadia.

 

Mónica Sofia Lopes

 

 

Assembleia-geral:

Presidente – Hegisantos, Produtos de Higiene e Limpeza, Lda. (Rui dos Santos)

Vice-presidente – Caixa de Crédito Agrícola – Oliveira do Bairro, Albergaria e Sever (António Ferreira)

Secretário – Govision – Estudos e Consultadoria, Lda. (Namércio Cunha)

 

Conselho fiscal:

Presidente – Bolseira – Embalagens, S.A. (Helena Sofia Tribuna)

Vogal – Bairrifisco – Contabilidade, Lda. (Rui Pereira)

Vogal – Máxima – Informática e Telecomunicações, Lda. (Paulo Santos)

 

Direção:

Presidente – Manuel Reste & Filhos, Lda. (Rui Reste)

Vice-presidente – Sociedade Hoteleira do Cabecinho, Lda. (Pedro Flores)

Vice-presidente – Heleno & Castro, Lda. (Graciete de Castro)

Vice-presidente – Trans TDF (Danny Tavares)

Tesoureiro – Soanjo – Engenharia e Consultadoria, Lda. (Ana Ferreira)

Vogal – Garcia & Resende (Miguel Resende)

Vogal – Kiwicoop, Cooperativa Frutícola da Bairrada, Crl. (Guida Pereira)

Vogal – Destilaria Levira, Lda. (Pedro Carvalho)

Vogal – ElectroMoitense, Lda. (Patrícia Alegre)

Suplente – Siera, Lda. (Telmo Oliveira)