A terceira edição do «Cavaleiros Fashion» descentraliza-se, pela primeira vez, para o centro da localidade de Barcouço, concretamente no Jardim Público, e passa de um para dois dias, realizando-se a 12 e 13 de julho. O evento é organizado por um grupo de amigos de Cavaleiros, em parceria com a Associação – O Planalto, e durante os dias haverá desfile de moda, dança, música, teatro, «drag queens», exposição de artesanato e de produtos regionais, desfile de carros clássicos, insufláveis infantis e barraquinhas com comes e bebes. A entrada no recinto é gratuita.
O Jardim Público de Barcouço, no concelho da Mealhada, será o epicentro da terceira edição do «Cavaleiros Fashion», que se realiza nos dias 12 e 13 de julho. A festa começa no sábado, a partir das 14h30, onde haverá disponíveis tendas de artesanato, de artesãos da região, e espaços de comes e bebes. À noite, pelas 21h30, haverá Rábula de Teatro, segue-se o bailarico «Tira-lhe a Rolha», terminando a festa com o «disc-jockey» Caveira.
No dia seguinte, 13 de julho, a grande atração será o desfile de moda ao ar livre, a partir das 15h00, durante cerca de uma hora e quinze minutos, o público visualizará oito marcas de roupa de diversas lojas oriundas dos concelhos da Mealhada, mas também de Coimbra. Segue-se o Alfredo com o seu acordeão e, à noite, a festa voltará a fazer-se, tal como no ano passado, com quatro «Drag Queen».
Na manhã de domingo decorrerá um desfile de carros clássicos, que passará por alguns locais do concelho da Mealhada; e, durante os dias, o recinto do evento terá insufláveis infantis e a organização tentará também ter pinturas faciais.
Nélida Marques, residente em Cavaleiros e membro da Associação – O Planalto, explica, ao nosso jornal, que «a ideia surgiu de um pequeno grupo de amigos, em que fiz o desafio para o facto de não haver nada relacionado com moda». «Na primeira edição o evento aconteceu no Salão de Cavaleiros e na segunda na Escola Primária de Cavaleiros. As pessoas aderiram e o evento foi crescendo. Este ano, vamos tentar fazê-lo crescer ainda mais», espera a mentora do projeto, garantindo que «isto vive do nosso esforço e dedicação enquanto grupo de pessoas que gosta da nossa terra, mas também de um conjunto de patrocinadores que acreditaram e acreditam nesta nossa ideia».
Com serviço de comes e bebes às horas de almoço e jantar, durante os dois dias, Nélida Marques apela a que «o público se junte à festa e se divirta connosco, neste evento que dá trabalho e provoca stress, mas nos dá muito gosto em organizar».
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia com Direitos Reservados da edição de 2023