O estabelecimento comercial «Theatro Caffé», na cidade da Mealhada, vai estrear, no próximo sábado, dia 5 de julho, a partir das 22h00, um ciclo mensal de stand-up comedy na Mealhada. Este formato inédito na região da Bairrada conta com duas anfitriãs fixas, as comediantes Catarina Matos (natural da Mealhada) e Rita Leitão, que vão receber, em cada edição, convidados especiais do panorama humorístico nacional. O objetivo é criar um palco regular onde convivam nomes consagrados, novas promessas e futuros talentos do humor em Portugal. As entradas são gratuitas.

«Theatro Caffé Comedy Club» será «um ciclo mensal de comédia ao vivo em ambiente de bar, promovendo não só a cultura, como também a interação direta entre artistas e público, que promete muitas gargalhadas, momentos imprevisíveis e uma nova vida para as noites de sábado na Bairrada.

«O palco será sempre entregue a Catarina Matos e Rita Leitão, duas comediantes afiadas, irreverentes e prontas a receber convidados especiais, desde jovens promessas até nomes já conhecidos do grande público», avançam as promotoras da iniciativa, que prometem que «pode até acontecer que uma cara famosa apareça sem aviso… para testar piadas e, claro, provar uma sandes de leitão».

É, e segundo as organizadoras, «a primeira vez que um bar na região da Bairrada acolhe uma noite regular de comédia ao vivo, e tudo aponta para que se torne paragem obrigatória no circuito do humor nacional. O evento repete-se todos os primeiros sábados de cada mês e quer juntar gargalhadas, copos e boa conversa».

A mealhadense Catarina Matos é comediante, atriz, guionista, apresentadora e publicitária portuguesa. Com um percurso multifacetado, escreveu guiões para programas como Curto Circuito, Cabaret da Coxa e Caixa Negra, que também apresenta, na SIC Radical. Em 2013, criou a primeira noite de stand-up em inglês em São Paulo (No Subtitles) e, em 2019, fundou a noite Cais a Rir, no Cais do Sodré, em Lisboa. Participou no Levanta-te e Ri, atuou com o grupo brasileiro 4 Amigos e publicou o livro de one-liners Tuitário, com prefácio de Gregório Duvivier.  Atualmente está no ar com o «talk show» Caixa Negra (SIC Radical), já na segunda temporada, e orgulha-se de ter sido a primeira comediante portuguesa a atuar no Comedy Central.

Sobre o espetáculo do próximo sábado, Catarina Matos refere: «Sempre que posso, divulgo as riquezas da minha terra e tento trazer mais cultura e alegria para uma região que tem tanto para dar».

Rita Leitão é licenciada em Animação Sociocultural e desde cedo se sentiu atraída pelo humor e pelo teatro. A entrada no mundo da «stand-up comedy» surgiu quase por brincadeira, num bar «clandestino» de uns amigos. Em Pombal, também em contexto de bar, criou o «Meia Dose de Leitão», um espetáculo mensal de 30 minutos que durou dois anos. A partir daí, a «Meia Dose» já foi servida em bares, casamentos, festas populares, salas de espetáculo… e um pouco por todo o país, como Matosinhos, Porto, Lisboa, Idanha-a-Nova, Tavira, Albufeira, Madeira, Elvas, Porto de Mós, Ourém, Leiria, Coimbra, Figueira da Foz, Pombal, entre outros.

Já participou em festivais com nomes como «Postas de Leitão» e «Ri-te, Rita!» e, mais recentemente, é MC nas noites de «stand-up comedy» na Praxis, em Coimbra.

 

 

Fotografia com Direitos Reservados ao Theatro Caffé Mealhada