O corpo de Maria Teresa Sampaio da Costa Macedo, antiga secretária de Estado da Família nos governos de Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão, está em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, desde o final desta tarde. A urna segue, amanhã, sábado, dia 17 de maio, a partir das 16h00, para Anadia. O funeral realiza-se no domingo, 18 de maio, em Anadia.
Em comunicado, a Direção Nacional da Confederação Nacional das Associações de Família (CNAF) realça “com grande pesar, a perda irreparável da sua atual presidente e associada fundadora que partiu durante a noite de ontem, dia 15 de maio, Dia Internacional da Família desde 1993, e coincidentemente também dia no qual em 1994 recebeu o Título de IYF Patron conferido pela ONU pelo apoio exemplar ao programa das Nações Unidas nesse Ano Internacional da Família”.
Teresa da Costa Macedo deixa um legado público em defesa do associativismo e das causas familiares, tendo sido a sua voz audível ao longo dos 47 anos de existência da CNAF, a qual com a sua experiência e vitalidade singulares catapultou, credibilizou e tornou claro aos olhos dos decisores públicos dos múltiplos Governos a urgência da definição de uma Lei de Bases da Família e de políticas públicas que defendam os direitos e os interesses da Família.
Por último, a direção da CNAF endereça “sentidos votos de pesar à família Costa Macedo” e solidariza-se “com todos os seus muitos amigos e admiradores, reconhecendo a tristeza da informação prestada a qualquer Associação de família e militante familiar que tenha acompanhado o percurso ímpar em defesa da Família da nossa presidente”.
Teresa Costa Macedo estava internada numa unidade hospitalar em Lisboa, devido a uma infeção pulmonar.
Sábado, 17 de maio:
12h00- velório capela mortuária
15h30 – missa corpo presente nave central Basílica
16h30/17h00 – partida do féretro para Anadia
Domingo, 18 de maio:
10h30 – missa de corpo presente na Igreja Paroquial de Anadia
12h00 – cremação no Crematório de Aveiro