A edição 2023 da Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar de Anadia, que se realizou no primeiro fim-de-semana de junho, obteve um balanço “extremamente positivo”. Este ano o certame, para além da vertente ambiental, contou com mais duas áreas, Saúde e Bem-estar, dando assim uma maior abrangência ao evento.
Mais de 40 expositores estiveram presentes, por forma a sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol de um ambiente mais sustentável e a promoção de hábitos de vida saudáveis.
Os vereadores da Câmara de Anadia, Lino Pintado e Jennifer Pereira, com os pelouros do Ambiente e Saúde, respetivamente, fazem um “balanço muito positivo”, tendo realçado “a grande afluência de visitantes”. Consideram que “a junção das áreas da Saúde e do Bem-Estar se revelou uma aposta certa, tendo em conta o número de expositores e toda a envolvência criada”.
Lino Pintado sublinhou que o Parque Urbano da Cidade foi “uma aposta ganha”, acrescentando que “o Parque acaba por ser o espaço ideal para a realização deste tipo de evento”. Referiu que as várias atividades que ocorreram, durante os três dias, “tiveram uma grande adesão”, desde a Caminhada Anadia + Verde, passando pela mesa redonda subordinada ao tema ‘Nós e o plástico’, até às comemorações do Dia Mundial da Criança.
Jennifer Pereira sublinhou também que “houve uma grande adesão dos visitantes às atividades de bem-estar e aos diversos rastreios proporcionados pelos expositores presentes”, referindo também que “o feedback positivo” de todos os expositores e visitantes, considerando que “foi uma ótima oportunidade para conhecerem e revisitarem os serviços de saúde e bem-estar existentes no concelho”. Relativamente aos expositores, realçaram que esta “saída” para fora de portas dos seus espaços físicos “permitiu uma interação diferente e enriquecedora com os seus próprios clientes e o público em geral”.
A palestra sobre a problemática da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, que decorreu no Museu do Vinho Bairrada, também integrada no âmbito da Feira, foi muito participada, tendo suscitado uma grande curiosidade por parte dos participantes.
Ambos os vereadores são unânimes em afirmar que a edição deste ano da Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar “foi uma aposta ganha” e que “trouxe visibilidade a vários setores de atividade” do concelho de Anadia e que “de forma saudável se pode contribuir para o bem-estar do nosso concelho e do nosso país”.
Recordamos que a sessão de abertura do certame foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que, na ocasião, deu as boas vindas a todos os participantes.