José Fernandes é o autor da imagem vencedora para Autocarro Zona 231. A escolha do júri – Ana Mannarino, Claudina Conde, João Silva, Paulo Silva e Janine de Oliveira – e do público, num concurso que decorreu em novembro e dezembro, recaiu sob a proposta do aluno da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, que mostra, a cores e a preto e branco, locais da Mealhada considerados emblemáticos para os jovens.
José Fernandes explica que o seu design para o Autocarro Zona 231 foi inspirado “nos locais que os jovens frequentam na cidade”. Assim, o Autocarro irá exibir, a cores, o Cineteatro Messias, o edifício histórico do Theatro Caffé, a Biblioteca Municipal e o Parque da Cidade da Mealhada. A preto e branco, uma rua do centro da cidade como que a convidar a uma visita.
“O Autocarro Zona 231 será criado a partir da reutilização e adaptação de um autocarro municipal em fim de vida, à semelhança da BiblioMealhada, que se transformou numa biblioteca sobre rodas a percorrer aldeias e vilas do Município”, lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que “a fase seguinte é a definição do interior do autocarro e dos espaços de utilização dedicados aos jovens. Novos projetos, atividades associativas, fóruns, formação tecnológica e criativa, tudo será possível neste novo espaço. O veículo será adaptado de forma a ser um espaço dinâmico, moderno, útil e potenciador de experimentação diversificada para os jovens do concelho, que ficará estacionado no Parque da Cidade da Mealhada”.
Todos os jovens participantes no concurso – para além de José Fernandes, participaram Rodrigo Simões, Rafaela Rodrigues, Mariana Lopes, Daniela Cardetos, Rita Jesus, Tatiana Rodrigues e Bruna Pinto – foram reconhecidos, numa cerimónia que aconteceu, a 9 de janeiro, no decorrer da última reunião do executivo municipal. “É bom ver que a juventude participa em projetos muito importantes”, declarou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.
Para o vereador Hugo Silva, responsável pelo pelouro da Juventude, garantiu que foi distinguida “a criatividade” e que todos os trabalhos concebidos “têm muito valor e significado”.
Recordamos que a Zona 231 Mealhada é a marca que, com o slogan ” A Juventude é a tua força”, procura ser agregadora das políticas autárquicas dedicadas aos jovens.
“Os jovens do concelho construíram a primeira peça de um projeto que foi pensado para eles. Houve propostas de design extraordinárias e vamos tentar dar vida a cada uma delas, no autocarro, em todos os espaços e em todos os eventos da Zona 231 Mealhada. Queremos estes jovens criativos motivados e bem preparados”, sublinhou ainda, na cerimónia de entrega dos diplomas, Hugo Silva.