A Câmara da Mealhada organiza no dia 18 de fevereiro, no Cineteatro Messias, um seminário inteiramente dedicado ao desporto e às suas potencialidades e impactos noutras áreas sociedade, da economia, à educação e qualidade de vida. O objetivo é traçar o perfil atual do setor do desporto e alinhavar estratégias e orientações para o futuro.

O seminário “O desporto precisa de todos. Como?” junta selecionadores nacionais, académicos, especialistas, técnicos e jornalistas deste setor, que abordarão temáticas como “O Desporto e a Educação”, “O desporto e os territórios intermunicipais”, “O dirigente Amador no desporto profissional” ou “Os municípios enquanto organizadores de desporto e de oferta desportiva (Ver programa mais abaixo).

Participam, como oradores, Paulo Pereira, selecionador Nacional de Andebol, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e António Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação. Do quadrante académico, destacam-se Jorge Bento, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Manuel João Coelho e Silva e Raul Martins, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, Pedro Morouço, diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Abel Santos, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e Fernando Tenreiro, da Universidade Lusíada de Lisboa.

Há ainda oradores que representam instituições que atuam nas diversas vertentes do Desporto. Além do presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, participarão Nuno Ferro, presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física, Pedro Soares, dos Municípios Amigos do Desporto, Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré ou Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

O mundo assiste a mudanças acentuadas na sociedade com efeitos em todos os setores, incluindo o Desporto. E o fenómeno desportivo é gerador de impactos a diversos níveis, nomeadamente   económico, competitivo, social e na saúde. Assim, este é um setor que pode introduzir e potenciar mudanças em diversos patamares da sociedade: do poder central às entidades operacionais e autárquicas, do setor público ao privado. É neste contexto que o Município da Mealhada, organiza este espaço de debate e análise. “O objetivo desde momento reflexivo é fazer um retrato da realidade e estabelecer as principais linhas orientadoras a concretizar no futuro. Um dos aspetos das principais do nosso programa prende-se com o bem-estar e a qualidade de vida das populações, com os espaços ao ar livre e a sua vocação para a fruição das pessoas, sendo que o Desporto é um fator primordial neste nosso desígnio. Não podemos perder mais tempo. O futuro é agora”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

 

Inscrições em https://forms.gle/D8mCi5jNhZQHWyRd8

 

Mais informações através dos contactos desporto@cm-mealhada.pt | 918 330 191

 

 

PROGRAMA

9 horas: Abertura – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada

9h15: Conferência de abertura “O Desporto em 2022: ameaças e futuro” – Jorge Bento, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Professor Catedrático Jubilado

9h30: Painel 1 –Educação Física, Desporto e Autarquias

“Desporto e Educação – Um caminho para percorrer”- Nuno Ferro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física

“Municípios, organizadores de desporto e oferta desportiva” – Pedro Soares, Municípios Amigos do Desporto

Moderador: Jorge Bento

 

10h30 – Intervalo (coffee break)

 

11 horas: Painel 2 –Sistema Desportivo e Competição

“Gerir organizações desportivas em regime de alto rendimento, contribuir para o desenvolvimento do desporto” – Abel Santos Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém

“Planeamento e organização antes de competir” – Paulo Pereira, Selecionador Nacional de Andebol

“O dirigente amador no desporto profissional” – Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo

“O Desporto e os fatores críticos do sistema desportivo” – António Silva, Professor Catedrático da UTAD; Presidente da Federação Portuguesa de Natação

Moderador: Abel Santos

 

Almoço (12h30 – 14h30)

 

14h30: Painel 3 – Comunidade e Saúde

“Desporto e envelhecimento ativo: situação atual e orientações para o futuro” – Raul Martins, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra

“Mexa-se agora!… No caixão não vai ter espaço” – Pedro Morouço, Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

Moderador: Nuno Veiga, Presidente da Junta de Freguesia de Casal Comba (Mealhada)

 

16 horas: Painel 4 – Economia e Território

“A ordem da coisa desportiva: 1, Desporto; 2, Economia; 3, Direito” – Fernando Tenreiro, Universidade Lusíada de Lisboa

“Desporto e territórios intermunicipais” – Jorge Brito, Secretário Executivo Intermunicipal da CIM Região de Coimbra

“Marcas desportivas no território: Nazaré” – Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré

Moderador: Filomena Pinheiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada

 

Conferência de encerramento – “Serão luxos o Desporto e a Educação?” – Manuel João Coelho e Silva, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (Universidade de Coimbra).